Brasil deve alcançar um milhão de estudantes em cursos a distância em 2011, prevê MEC

O Brasil deve alcançar em 2011 o total de um milhão de estudantes universitários em cursos à distância. O número deve ser divulgado no próximo Censo da Educação Superior, a ser lançado ainda esse ano.

A estimativa é do diretor de Regulação e Supervisão da Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), Hélio Chaves Filho. Ela foi divulgada em um debate realizado na Universidade de São Paulo (USP) nessa quinta-feira (18/8).

“Os últimos dados são de cerca de 870 mil alunos. Em 2011 devemos alcançar um milhão de estudantes em EAD [Educação a Distância]”, declarou.

Veja também:
- Extinção da Secretaria de Educação a Distância no MEC é prematura, avalia especialista

“O Brasil tem cinco milhões de estudantes universitários e deles um milhão estão na educação à distância. Isso significa que em 12 anos a modalidade alcançou 20% das matrículas”, afirmou durante o evento. “Tendo isso em vista, o debate sobre se educação a distância vai dar certo não se sustenta mais. Ela já deu certo. Agora tem que ser encarada pelas escolas e pelos conselhos profissionais”.

O diretor do MEC declarou ainda que o uso de tablets deve ser incentivado na educação à distância. “Por que não pensar o material didático neles? Isso permitiria que ele fosse construído de maneira colaborativa, além de poder ser atualizado constantemente”.

Comente

   Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
   Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Portal Aprendiz ou de seus autores.

(4) Comentários

  1. Gostaria de fazer curso pelo mec a distacia seria uma boa , eu tenho 1º

  2. Tendo em vista o número de alunos matriculados na EaD e o número previsto para alcançar ainda em 2011, duas questões de relevância aparecerm : a primeira referente à QUALIDADE dessa modalidade de ensino, que se refletirá nos profissionais que se formarem; a segunda, muito importante, é quais as Políticas Públicas direcionadas para esse tipo de educação. Para atingir as metas propostas, a dotação orçamentária terá que ser condizente com as necessidades da EaD e das novas Tecnologias.

  3. A EAD a cada ano que passa esta crescendo e tomando conta da Educação, temos que ter olhos para o futuro, deixando de acreditar que a Educação sempre será algo provincial. O futuro é onde podemos ter a certeza de que temos que evoluir e sempre caminhar para essa evolução.

  4. O EAD é modelo de educação do futuro, cada vez mais as pessoas irão precisar de mais interatividade, e formatos mais customizados que atendam as necessidades específicas.