Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 1 de fevereiro de 2012

Já imaginou contribuir na cobertura jornalística das eleições da sua cidade?

Jovens de El Salvador, no Caribe, terão a oportunidade de contribuir para a cobertura jornalística das eleições municipais a partir do projeto Vozz: “Participação Democrática e Política dos Jovens nas Eleições Municipais de El Salvador”.

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens no processo das eleições legislativas e municipais do país, que ocorrerão no próximo dia 11 de março. No último pleito, somente 30% das pessoas entre 18 e 29 anos votaram.

O objetivo é capacitar os jovens para atuar como jornalistas durante o período pré e pós-eleitoral. “Vozz aproveita o espírito e a voz de um povo jovem para compartilhar informes desde 20 municipalidades em El Salvador, fortalecendo o compromisso cívico e a responsabilidade social. Os participantes carregarão informes através de telefone celular, internet, e por vídeo através do YouTube”, explica a convocatória.

De acordo com o projeto, Vozz terá uma plataforma central que se integrará com redes sociais – como twitter e facebook – e oferecerá mecanismos para postagens em formato de texto, áudio, vídeo e fotos para que os jovens possam compartilhar suas reportagens.

Amigos de Januária

Material didático do curso ministrado no projeto Amigos de Januária

Algo muito parecido foi feito em Januária, uma pequena cidade localizada no norte do estado de Minas Gerais, e que teve sete prefeitos nos últimos dois mandatos. Sete! Acusações de improbidade administrativa (quando o gestor público comete alguma irregularidade) provocaram uma verdadeira dança das cadeiras na prefeitura desta cidade de 65 mil habitantes.

Foi pensando em transformar essa realidade que surgiu o “Amigos de Januária”, um projeto de Jornalismo Cidadão. Idealizado pelas jornalistas Amanda Rossi e Jamila Venturini, a ideia consistiu em capacitar moradores da cidade para que pudessem acessar dados públicos sobre o município e, posteriormente, compartilhar essas informações através das mídias sociais.

Durante o curso, os jovens repórteres aprenderam a criar e atualizar blogs, escrever textos jornalísticos, acessar online dados sobre orçamento, população e educação e fazer pedidos de informação aos poderes públicos. No total, foram mais de 51 inscritos, dos quais 15 foram selecionados e mais 3 convidados para acompanhar o curso.

Uma verdadeira aula de participação e envolvimento cidadão!

O resultado desse trabalho pode ser visto no blog http://amigosdejanuaria.wordpress.com

(Com informações da Adital e Catarse)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×