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Nesta segunda-feira, 13, foi dia de aula na Unicamp para cerca de 120 professores dos primeiros anos do ensino fundamental de várias cidades do Estado. Eles participam da primeira semana de atividades do programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades que integram a Rede de Formação Continuada e os sistemas públicos de ensino. A abertura no Ciclo Básico I teve a presença dos coordenadores do programa na Unicamp e também do pré-reitor de Graduação Marcelo Knobel.

O Pró-Letramento é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado na Unicamp desde 2005 e já atendeu mais de 700 municípios, formando 926 “tutores”, que são os professores que levam os conteúdos adiante para seus colegas de escola e cidade. Até hoje foram certificados pela Unicamp quase 34 mil professores. O programa é feito em duas etapas e tem duração de um ano e meio.

Na primeira semana de atividades os tutores vão principalmente conhecer o material didático. De acordo com a coordenadora institucional do programa, Ana Lúcia Guedes Pinto, “os conteúdos na área de linguagem envolvem tanto o conhecimento específico da língua quanto a abordagem que entende a língua como prática social e da mesma forma ocorre com a matemática”.

O entendimento que a aprendizagem da matemática deve ocorrer de forma diferente é compartilhado pelo professor Samuel Rocha de Oliveira, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp, que também integra o programa.  “Temos grandes expectativas que esse projeto vai mexer no ponto de partida, que é quando as crianças começam a aprender os conceitos. Esses anos iniciais são fundamentais para evitar preconceitos, barreiras que podem surgir na aprendizagem da matemática mais avançada depois. Com a dedicação dos professores acho que podemos chegar lá”, comenta.

Para o pró-reitor de Graduação, Marcelo Knobel, a Unicamp participa do Pró-Letramento como mais uma frente de atuação que busca a melhoria do ensino público no país. Ele falou aos professores participantes sobre o Paais – Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social e o PROfis – Programa de Formação Interdisciplinar Superior. “Temos aqui a Faculdade de Educação, o Instituto de Estudos da Linguagem e também o Imecc envolvidos, que são muito atuantes na formação dos professores. Dessa forma buscamos dar nossa contribuição”.

A vice-diretora da Escola Municipal Geraldo Aparecido Rocha, em Cordeirópolis, Regiane Castellar, participa pela segunda vez do Pró-Letramento. Ela faz parte do grupo de formação continuada em matemática e já pôde confirmar os resultados do programa: “o que a gente aprende aqui nos garante uma base muito boa para formar o professor na nossa cidade. No caso da matemática, o objetivo é compartilhar a ideia de que a matemática é para todos, que é divertida e muito importante”.

O baixo desempenho dos estudantes no aprendizado da matemática foi destacado na mídia em fevereiro. Segundo pesquisa divulgada pelo movimento Todos Pela Educação, apenas 42,8% dos alunos que concluem o 3º ano do ensino fundamental têm as habilidades em matemática esperadas para a série.

(Unicamp)

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