Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Cinco professores de inglês da rede estadual poderão concorrer a uma bolsa de estudos em um curso de aperfeiçoamento nos Estados Unidos. Os docentes interessados em passar cinco meses nos EUA, estudando em uma universidade local, podem se inscrever no programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) até 23 de março.

Só podem participar do processo seletivo educadores que lecionem a língua inglesa para o Ensino Médio da rede estadual. Outros requisitos, como ter pelo menos cinco anos de experiência, são necessários para se candidatar a uma das bolsas.

– Consulte aqui os requisitos necessários e outras informações para realizar sua inscrição

Além de possuir os pré-requisitos, o candidato deve preencher atentamente os documentos necessários: formulário de inscrição assinado e carimbado pela sua escola, currículo resumido e fotografia colorida recente.

– Baixe o formulário de inscrição

– Baixe o modelo de currículo resumido

– Baixe o formulário de referência

As inscrições devem ser encaminhadas para a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), localizada na Rua João Ramalho, 1546, sala 7, Perdizes, São Paulo. A documentação deve ser enviada aos cuidados de Jucimeire de Souza Bispo. Dúvidas sobre o programa podem ser direcionadas para os e-mails [email protected] e [email protected].

Plano do curso
A iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos tem o objetivo de oferecer a oportunidade de aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes lugares do mundo. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.

Os professores selecionados embarcam para os Estados Unidos em janeiro de 2013 e retornam em maio do mesmo ano. Nesse período, além das aulas nas universidades norte-americanas, os docentes farão um estágio nas escolas de Ensino Médio do país.

Seleção
Com toda a documentação dos candidatos em mãos, a Secretaria da Educação irá definir os cinco docentes que passarão para a segunda fase da seleção. Os representantes de São Paulo na disputa serão divulgados até 30 de março.

No dia 10 de abril, a Embaixada Americana e o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) divulgam os 30 finalistas, que deverão prestar um exame de proficiência na língua inglesa, o TOEFL, para garantirem suas vagas no ILEP 2013. A taxa do exame será coberta pelo governo americano.

– Veja o cronograma completo

Após essa etapa, os candidatos com as melhores notas na prova passarão por entrevistas na Embaixada Americana e terão seus documentos analisados pela equipe do ILEP nos Estados Unidos. O resultado final dessa seleção rigorosa será divulgado em setembro deste ano.

Benefícios
Assim como a taxa do exame TOEFL, o programa garante a cobertura de outras despesas para o bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.

(Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×