Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de março de 2012

Estudantes chilenos lançam manual de combate à homofobia nas escolas

Aproveitando o início do ano escolar no Chile, o grupo jovem do Movimento de Integração e Libertação Homossexual – Movilh Joven, anunciou nesta segunda-feira (5/3) as novas atividades e materiais educativos sobre diversidade sexual para este ano. Com a segunda edição do manual Educando na Diversidade – Orientação sexual e identidade de gênero nas aulas, a iniciativa pretende dar continuidade ao trabalho de combate à discriminação e ao bullying homofóbico e  transfóbico entre estudantes chilenos.

Coordenado pelo adolescente Alberto Cid, de 16 anos, o Movilh Jovem, surgido em 2004, tem a função de defender os direitos dos jovens gays, lésbicas, bissexuais e transexuais (LGBT), nas instituições educacionais chilenas, já que este grupo é alvo constante de discriminação e perseguição nas escolas.

Veja também:
Chile elimina expressão ‘ditadura militar’ de livros escolares
Alunos afirmam terem sido vítimas de homofobia na USP

De acordo com ele, desde o ano de 2002 foram registrados no país 37 casos de abusos contra cerca de 200 estudantes LGBT durante as aulas, mas, apenas a minoria denuncia estas perseguições. “Por isso resulta mais que importante empoderar os jovens sobre seus direitos”, explicou em declaração ao Movilh.

Para o coordenador, é importante abordar essa realidade durante todo o ano escolar para “acabar com o bullying homofóbico ou transfóbico”. Neste sentido, o grupo realizará diálogos e distribuição de material informativo nas escolas, para que todos e todas conheçam e respeitem as regras do Regulamento de Convivência Escolar.

“É de suma importância que [os jovens] conheçam sobre seus direitos específicos, os quais nossa organização conseguiu depois de anos de trabalho”, destacou.

Cerca de 500 colégios já receberam o manual informativo do grupo, desde 2008. A expectativa para este ano é dar continuidade aos trabalhos de esclarecimento sobre diversidade sexual. Os professores e estudantes interessados em saber mais sobre este trabalho pode enviar suas dúvidas para o e-mail [email protected]

Educando na Diversidade

Em seu manual Educando na Diversidade – Orientação sexual e identidade de gênero nas aulas, o Movilh Jovem ressalta que “educar na diversidade é gerar os espaços e debates necessários para que as pessoas conheçam seu entorno e respeitem os direitos humanos de todas e todos, sem discriminações de nenhum tipo, aspectos essenciais para contribuir para a igualdade e ao desenvolvimento integral das sociedades”.

O material destaca que “a conexão entre direitos humanos e sexualidade implica conhecer e compreender que existem diversas formas de amar”. No entanto, o que acontece muitas vezes são casos de “ignorância e preconceitos sobre a diversidade sexual”, que são “alarmantes” no país.

Nesta edição, o manual faz uma análise dos Direitos Sexuais e Reprodutivos, agregando as legislações e políticas públicas geradas no Chile, com ênfase na Lei Geral da Educação e na criação do Regulamento de Convivência Escolar, como meios de prevenir a discriminação. O manual é resultado do intercâmbio de experiência entre a comunidade educativa.

Leia o manual clicando em: http://movilh.cl/documentacion/educacion/educando_en_la_diversidad.html

Para conhecer o trabalho de Movilh, acesse: www.movilh.cl

(Adital)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×