Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 15 de março de 2012

Mais inteligência, menos consumo

Dica de leitura: O Anti-Édipo - Capitalismo e Esquizofreina, de Gilles Deleuze e Félix Guattari

Neste Dia do Consumidor, lamento que ainda não tenha chegado ao Brasil uma tendência inteligente que se espalha pela Europa e pelos Estados Unidos: o consumo colaborativo.

Em vez de comprar, as pessoas alugam ou compartilham, reduzindo esse furor de ter, preferindo o usar –o que é facilitado, e muito, pelas novas tecnologias da informação.

É um jeito de economizar dinheiro e preservar o planeta, reduzindo o uso dos recursos. Chama a atenção como se dissemina em várias cidades a prática do compartilhamento de carros, o que ajuda a melhorar o trânsito. É algo que, aqui entre nós, esbarra numa visão atrasada, na qual o carro é um símbolo de status.

Quando falo aqui em pedágio urbano, todos gritam que seria impossível, não haveria transporte público. Verdade. Mas isso forçaria as pessoas a compartilharem o carro –e o que não faltam são carros.

Vale a pena prestar atenção porque começam a surgir no Brasil projetos de internet baseados no consumo colaborativo. São pioneiros de uma atitude que, podem apostar, é inexorável.

(UOL)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×