Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Após uma equipe do Ministério da Educação ter encontrado indícios de irregularidades denunciados pelo iG na instituição baiana Facet, o ministro Aloizio Mercadante decidiu lançar uma portaria para evitar desvios no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A faculdade cobra o dobro pelas vagas destinadas ao Prouni.

O caso: Faculdade cobra o dobro por vagas para o Prouni. Ouça
Outros: Prática de cobrar mais por bolsas para o Prouni é comum
Reação: Regras do Prouni serão cobradas, diz Mercadante
A resposta: Facet diz que desconto é para quem paga antes

A portaria normativa do MEC vai exigir que todas as instituições que participam do programa de bolsas e finaciamento estudantil divulguem amplamente todas as políticas de desconto, os valores de mensalidades e os programas de benefícios coletivos de cada curso e em cada turno. As políticas devem ser expostas no mural das faculdades e nos seus respectivos sites, para que todos tenham acesso a essas informações. As leis que regem o Prouni e Fies também devem ter publicidade, juntamente com o número do MEC para denúncias (0800 616161).

Segundo o ministério, todos os descontos coletivos oferecidos pelas faculdades devem ser válidos também para os alunos beneficiados pelo Prouni e o Fies. No entanto, conforme o iG mostrou, a prática de cobrar mais por bolsas do Prouni é comum em diversas instituições.

As regras:
Lei do Prouni
Lei do Fies

“Essa medida fortalece o controle social e promove a interação dos alunos com o MEC. Os bolsistas do Prouni e beneficiários do Fies precisam entender que eles são como qualquer outro aluno regular. Tem todos os direitos e deveres”, afirmou o secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa. Ele explicou que o MEC tem um sistema de fiscalização por amostragem, mas reconhece que é difícil controlar todas as faculdades. “É importante que estudantes denunciem”, completou.

Conforme o secretário, o ministro Mercadante não vai aceitar nenhum tipo de desvio, nem no Prouni e nem no Fies, e pediu para que todos os casos de possíveis irregularidades sejam apurados com rigor.

Facet
O MEC decidiu nesta terça-feira abrir um processo administrativo contra a Facet. Uma equipe enviada à instituição encontrou indícios de irregularidades na cobrança de alunos do Prouni. Foram ouvidos alunos, analisados documentos e a resposta da instituição, que justificou a cobrança em dobro para quem tem bolsa dizendo que dá desconto a estudantes que pagam a mensalidade antecipadamente. Como resultado desse processo, a faculdade poderá ser descredenciada do Prouni, ser obrigada a ressarcir os bolsistas e até ser retirada do sistema de ensino superior.

(IG)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×