Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de março de 2012

Escola que promete quitar dívida de aluno é investigada

O Ministério da Educação abriu investigação contra grupo privado de 43 faculdades que promete pagar o Fies (financiamento estudantil) dos seus estudantes –ou seja, diz que dará curso grátis.

O problema apontado pelo ministério é que a instituição, chamada Uniesp, está proibida de oferecer o financiamento federal em ao menos 17 das faculdades, por irregularidades anteriores.

Veja Também:

Faculdades descumprem portaria que exige preços de cursos
Estados não garantem piso para professor
MEC exige que faculdades informem cobrança de encargos educacionais a alunos do Prouni

Segundo a pasta, a instituição usou cursos regularmente cadastrados para emitir financiamento a alunos de carreiras que ainda não possuíam o cadastro no Fies.

Financiadora do programa federal, a Caixa classificou a situação como “fraude”.

Segundo a Folha apurou, o temor no ministério é que a Uniesp use o volume de alunos atraído pelos cursos grátis para pressionar a liberação do financiamento. A escola, que tem 65 mil alunos, nega as irregularidades.

A apuração do ministério sobre a quitação do Fies começou após questionamento da Folha sobre o programa.

CRÍTICA

Em iniciativa lançada neste ano, a Uniesp diz que pagará a dívida de quem usar o Fies, desde que tenha bom rendimento e boa nota no Enade (exame federal).

O benefício é voltado especialmente a candidatos de licenciatura e desempregados.

O Fies prevê financiamento do aluno pela União durante o curso. Após a formatura, o aluno devolve o valor.

No site do vestibular da Uniesp, a possibilidade de a instituição pagar a dívida é apresentada, mas não há menção às restrições.

Para o presidente da Fepesp (federação de professores da rede privada de SP), Celso Napolitano, a situação “é um escândalo, uma propaganda enganosa”.

OUTRO LADO

A Uniesp diz que pode reverter as sanções. Há recursos no ministério e no Superior Tribunal de Justiça.

A instituição afirma que os seus cursos sempre estiveram regularizados, mas o cadastro do ministério não atualizou as informações. E que tem bancado os alunos de cursos com o Fies suspenso.

Além disso, diz, 26 das faculdades já estão aptas a oferecer o programa que prevê a quitação do Fies. “Queremos colocar o estudante pobre no ensino superior. Lutaremos por isso”, disse o presidente da Uniesp, Fernando Costa.

(UOL)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×