Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de março de 2012

Ciência do prazer

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=22418425&sid=77321105514328577431652767
Dica de leitura: O Cru e o Cozido - Claude Levi-Strauss

Frequentemente os alunos reclamam da chatice do ensino em geral –e do ensino das ciências, em particular. No caso brasileiro, soma-se o problema da falta e da pouca qualificação dos professores.

Por isso, vale a pena prestar atenção no jeito que a Escola de Engenharia de Harvard está inovando o ensino de física e culinária ao mesmo tempo (mais detalhes aqui).

Eles chamam alguns dos melhores chefes de cozinha do mundo para demonstrar aos alunos seus experimentos culinários. Depois, os professores tratam de encaixar os princípios da física e da química. A prova final é a receita original de cada aluno, justificada com princípios científicos.

Quanto mais trouxermos o cotidiano para a sala de aula, melhor serão os alunos.

Imagine falar em sala de aula da recente descoberta de que quem come chocolate regularmente tem menos massa corporal (mais detalhes aqui), revelando como funcionam as calorias. Afinal, o que se falava até agora é que chocolate apenas engorda.

Está aí um bom (e desprezado) item na sucessão municipal: como um prefeito pode melhorar o currículo escolar. Afinal nenhuma tarefa é mais importante a um governante do que melhorar a educação.

(Gilberto Dimenstein)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×