Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube
Dica de leitura: são paulo - novos percursos e atores - organizadores: Lúcio Kowarick e Eduardo Marques

Até agora, a visão mais interessante sobre o papel de um prefeito na cidade de São Paulo não veio de nenhum político, acadêmico ou jornalista. Mas de um publicitário: Nizan Guanaes. Seu artigo publicado ontem na Folha deveria ser lido por todos os candidatos.

Ele define o século 21 como o século das cidades. E um prefeito de uma metrópole como São Paulo é um personagem global –ou seja, um candidato a estadista em escala planetária. É preciso encarar a metrópole como se fosse um país, orientada pela busca de soluções em parceria com as demais metrópoles do mundo.

A agenda da cidade de São Paulo, portanto, é uma agenda global, na qual se pense desde as questões de sustentabilidade até arranjos produtivos locais para o desenvolvimento de vocações econômicas. É preciso estar atento sobre como as novas tecnologias podem e devem mudar o dia do cidadão, facilitando o acesso a serviços.

O estadista deve, assim, encarar a cidade como um fim, não um meio para se atingir outros cargos. Essa é a visão que deveria vencer na disputa pela prefeitura. Acredito que tanto Serra como Haddad, se quiserem, tem estatura intelectual para assumirem e desenvolverem esse olhar –mas ainda não confio.

É algo semelhante ao que escreveu, também ontem na Folha, Vladmir Safatle, mostrando como a cidade paga um preço alto por ser trampolim dos políticos. E, com isso, não se criou um projeto de cidade.

Será que esses artigos, de gente antenada e articulada, refletem o surgimento de uma nova mentalidade em São Paulo?

*

O movimento Nossa São Paulo lançou um concurso para ajudar a debater a cidade de forma mais profunda. É uma eleição aberta ao público para escolher os personagens que fazem a diferença na cidade (se quiser indicar nomes, acesse aqui).

(UOL)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×