Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 27 de abril de 2012

Brasil ganha site especializado em inovações educacionais

No Dia da Educação, 28 de abril, inaugura-se o Porvir, uma iniciativa de comunicação e mobilização social do Instituto Inspirare que pretende promover a produção, difusão e troca de conteúdos sobre inovações educacionais. A plataforma digital deve abordar a educação em seu sentido mais amplo, considerando os processos de ensino que acontecem não só em escolas e universidades, mas também em organizações sociais, empresas e até na rua.

O site compartilha conteúdos sobre experiências, ferramentas, ideias e pessoas que estejam inovando nesta área, com o objetivo de inspirar iniciativas que ampliem o acesso dos brasileiros a oportunidades qualificadas de aprendizado. Além de mapear matérias veiculadas pela mídia sobre o tema, a plataforma digital funcionará como uma agência de notícias, ajudando os veículos de comunicação a identificar fontes, pautas e abordagens diferenciadas.

Em entrevista exclusiva ao Portal Aprendiz, a editora do Porvir, Mariana Fonseca, explica que o site será produzido por uma rede de colaboradores nacionais e internacionais e que todo o conteúdo divulgado pode ser disseminado livremente. Confira o bate-papo!

Portal Aprendiz – O que significa Porvir?

Mariana Fonseca – Existem vários significados no dicionário e um deles é o “bem-estar futuro para todas as pessoas”. É desse conceito que nos apropriamos para construir a nossa proposta: pensar o bem-estar futuro de todos, passando pela educação, que é o que consideramos a base para transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida.

Portal Aprendiz – Qual o principal objetivo do site?

Mariana Fonseca – Inspirar inovação em educação no Brasil. E como vamos fazer isso? Queremos ser uma iniciativa de comunicação e mobilização social em inovação em educação. Para isso, criamos uma plataforma que vai servir como uma agência de notícias livre, onde todo o conteúdo pode ser usado por blogs, projetos sociais e até mídia em geral. E também promoveremos encontros menores com interlocutores estratégicos para discutirmos o tema e também grandes eventos abertos ao público.

Portal Aprendiz – Quem produz o material veiculado no site?

Mariana Fonseca – As matérias serão feitas pela nossa equipe que contará com uma rede de antenas nacionais e internacionais, que são colaboradores ligados à área que vão nos mandar sugestões de pautas, fontes e projetos.

Portal Aprendiz – Que tipo de conteúdo será encontrado no Porvir?

Mariana Fonseca – Faremos um clippling, na seção Garimpo, com matérias que saíram na mídia nacional e internacional sobre educação no sentido mais amplo, de ensino e aprendizagem. Vamos trabalhar desde a educação online, na rua, em empresas, em organizações sociais, escolas, universidades e nas casas. A ideia é que o site sirva também como uma agência de notícias, com ações de mobilizações com a mídia, tentando criar pautas junto aos jornalistas. O Porvir vai disponibilizar fontes, criando uma rede de troca para servir de inspiração.

Portal Aprendiz – Como é a política de compartilhamento do site para matérias e fotos?

Mariana Fonseca – Tudo o que for texto e fotos do Porvir é livre pela licença Creative Commons e pode ser usado sem citar fonte. É claro que preferimos que cite, mas não é obrigatório. Mas não nos responsabilizamos pelo uso das imagens de outros veículos e jornalistas publicadas no site, que seguem as regras de compartilhamento definidas por eles próprios.

Portal Aprendiz – Qualquer um pode ser um colaborador? Como participar?

Mariana Fonseca – Qualquer um pode colaborar indicando pautas, deixaremos no site todos os contatos. Uma coisa importante é que vamos creditar todas as matérias com o nome do antena que nos deu a dica, porque a ideia é poder valorizar essa rede.

Portal Aprendiz – Além dessa mobilização em rede, o Porvir pretende atuar também de alguma forma off-line?

Mariana Fonseca – Sim, vamos organizar eventos menores com a presença de interlocutores estratégicos com poder de transformar a educação brasileira e também eventos maiores, abertos ao público, que possam servir de inspiração e ajudem a mobilizar mais pessoas em torno desse tema.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×