Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de maio de 2012

Mais de 90% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente

Mais da metade dos entrevistados declaram separar lixo para reciclagem.

Uma pesquisa nacional realizada pelo Ibope, solicitada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou números otimistas sobre a preocupação do brasileiro com os problemas ambientais. Os dados demonstraram que o percentual de pessoas que se declaram preocupadas com o meio ambiente cresceu 14% entre 2010 e 2011, atingido um patamar histórico de 94%.

Entre os problemas ambientais que mais preocupam os brasileiros, o desmatamento se destaca, sendo citado por 53% dos entrevistados. Logo em seguida, constam a poluição das águas, mencionada por 44%, e o aquecimento global, com 30%.

Outro dado interessante é que 79% dos entrevistados acreditam que o aquecimento global é causado pelo homem, e 65% consideram este um problema “muito grave”, contra 47% em 2009. Os entrevistados (66%) classificaram ainda o aquecimento global como “um problema imediato, que deve ser combatido urgentemente”.

Além disso, 44% dos entrevistados afirmaram que a proteção ao meio ambiente tem prioridade sobre o crescimento econômico, em detrimento de 30% do ano anterior. Apenas 8% disseram que o crescimento econômico é prioritário e 40% acreditam que é possível conciliar ambos.

Prática

Quando se trata em declarar possíveis mudanças de comportamento o brasileiro é um pouco mais retraído. Apenas 18% dos entrevistados disseram ter modificado efetivamente seus hábitos de consumo, rejeitando, por exemplo, produtos nocivos ao ambiente.

Por outro lado, 52% dos entrevistados afirmaram ter disposição para pagar mais por um produto ambientalmente correto, em detrimento de 24% que disseram não estar dispostos. Já para 16%, a decisão “depende do quanto mais caro” custa o produto.

A maioria das pessoas revelou que evita o desperdício de água (71%) e energia (58%), embora este dado não especifique se este comportamento é motivado por uma preocupação ambiental ou econômica.

Mais da metade dos consultados (59%) separa algum tipo de lixo para reciclagem, e 67% consideram a reciclagem “muito importante” para o meio ambiente. Porém, 48% dizem não ter acesso direto à coleta seletiva de lixo.

Foram entrevistadas 2.002 pessoas com mais de 16 anos em todas as regiões do País, entre 2 e 5 de dezembro de 2011. As perguntas foram agrupadas em três grandes temas: meio ambiente; mudanças climáticas; e coleta seletiva e reciclagem de lixo.

(Ecodesenvolvimento)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×