Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 1 de agosto de 2012

Candidatos à prefeitura de São Paulo se comprometem com legado social da Copa

O evento "Copa, Olimpíadas e Eleições: qual é o legado para a sua cidade?" está sendo organizado nas 11 cidades-sedes.

Nesta quarta-feira (1), sete dos 12 candidatos à prefeitura de São Paulo assinaram documentos que garantem, caso sejam eleitos, investimentos sociais como parte do legado da Copa do Mundo. O encontro foi organizado pela Rede Nossa São Paulo, Instituo Ethos, Atletas pela Cidadania, Rede Brasileira de Cidades Sustentáveis, em parceria com a Fundação Avina e apoio da Cidade Escola Aprendiz.

Foram firmados o “Termo de compromisso Cidades do Esporte”, que visa a democratização e qualificação do esporte, atendendo todas as escolas municipais;  o “Pacto pela Transparência Municipal”, referente à transparência da gestão dos gastos públicos relativos às obras dos eventos esportivos; e o “Programa Cidades Sustentáveis”, que estimula ações para o desenvolvimento sustentáveis nas cidades-sedes.

Leia mais:
Copa do Mundo e Olimpíadas podem ajudar a desenvolver o esporte nas escolas brasileiras

Estiveram presentes Fernando Haddad (PT), Gabriel Chalita (PMDB), Carlos Giannazi (Psol), Soninha Francine (PPS), Miguel Manso (PPL), além de Ana Luiza Figueiredo (PSTU) e José Eymael (PSDC), que chegaram atrasados. José Serra (PSDB), Celso Russomano (PRB) e Paulinho da Força ( PDT) não compareceram ao encontro.

Posicionamentos políticos

O candidato peemedebista Gabriel Chalita ressaltou que, mais importante do que criar promessas novas, é fazer funcionar adequadamente os serviços que já existem na cidade, pois a população não quer mais saber de “propostas mágicas e, sim, de verdades”. O deputado federal afirmou ainda que a “cultura e o esporte são a redenção no processo educativo” e que, sem eles, todo o resto torna-se ineficiente.

Para Carlos Giannazi (Psol), “o país já começou mal com a aprovação da Lei Geral da Copa” que, segundo ele, suspende garantias básicas e pode trazer prejuízos a idosos, crianças e adolescentes, ao esporte e ao Código do Consumidor. Além disso, denunciou que a situação é grave na área de educação e que centenas de escolas públicas de São Paulo não têm sequer quadras poliesportivas. “É uma contradição ter bilhões investidos para a Copa do Mundo e o esporte nas escolas estar abandonado”, critica.

Já o candidato petista, Fernando Haddad, comprometeu-se a abrir todos os dados orçamentários, seguindo a Lei de Acesso à Informação, caso seja eleito. “Queremos, inclusive, que seja criada no âmbito municipal a Controladoria Geral do Município, para que se estabeleça um controle total da cidade”, complementou.

Quanto às deficiências nas aulas de Educação Física nas instituições de ensino, Haddad alegou que o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê verbas para a construção e cobertura de quadras esportivas já existentes, mas que isso “não foi solicitado pelo prefeito atual, assim como não foi feito com as creches”.

Soninha Francine (PPS) concentrou sua fala nas questões de infraestrutura a e formação da população para garantir os serviços necessários durante o evento. Já Ana Luisa Figueiredo (PSTU), que chegou atrasada, ressaltou a postura de oposição aos partidos com base representativa e defendeu as metas de 10% de investimento do PIB em educação, 8% em saúde e 2% emtransporte.

O evento foi encerrado com o pedido do diretor da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, para que o futuro prefeito de São Paulo não faça como o atual, Gilberto Kassab (PSD), que acusou a organização de “má-fé” por fiscalizar o plano de metas do município.

Ladislau

Em entrevista ao Portal Aprendiz, o economista Ladislau Dowbor, presente no encontro, também criticou a atual gestão por privilegiar os interesses das grandes empreiteiras em lugar de implementar mudanças urbanas qualitativas. “O aproveitamento das oportunidades trazidas pela Copa do Mundo, só vai ocorrer se conseguirmos extrapolar a lógica de quanto mais construção melhor, para uma transformação muito mais ampla de organização da cidade”, defende.

Além de São Paulo, os termos de compromisso já foram assinados por candidatos do Rio de Janeiro, Manaus (AM) e Cuiabá (MT). A iniciativa será promovida ainda em agosto, em Porto Alegre (RS), no dia 13; Recife (PE), no dia 16; Curitiba (PR), no dia 20; Natal (RN), no dia 29; Belo Horizonte (MG), no dia 31; e em 5 setembro, em Salvador (BA). O encontro em Fortaleza (CE) ainda não tem data marcada.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×