Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Por Leonardo Heffer, do NE10

Professores das duas universidades federais no Ceará estão contestando a decisão da assembleia da categoria que definiu o fim da greve dos docentes universitários no Estado. Um grupo esteve presente nesta quinta-feira (23) na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), para entregar um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas contestando o resultado.

A presença dos professores resultou em confusão e tumulto no local no fim da tarde. Segundo professores, a sede estava fechada, e integrantes da direção da Adufc estavam no local, mas não receberam de imediato a comissão. Professores e alunos apoiaram a manifestação na porta do sindicato.

A petição dos professores pede para que na próxima terça-feira (28) uma nova assembleia da categoria seja realizada para debater a decisão da suspensão da greve e analisar a condução da mesma. De acordo com os professores, o número de assinaturas é superior ao exigido pelas normas do sindicato, que seria de 10% do total de sindicalizados, hoje, segundo eles, há pouco mais de 2.500.

O sindicato recebeu a petição no início da noite de ontem e informou que, para que a assembleia aconteça na data solicitada pelos professores, a convocação tem que ser feita ainda nesta sexta-feira (24), mas que a petição terá que passar primeiro pelo setor jurídico.

AULAS – A Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das instituições no Estado a sofrer com a greve, já recebeu o comunicado oficial da Adufc de que a greve está suspensa, porém, de acordo com o reitor da Universidade, Jesualdo Farias, a comissão que fará o novo calendário do ano letivo só deve se reunir na próxima segunda-feira (27).

“Recebemos a informação de que a greve acabou. Não nos interessa como isso se deu. A mim cabe cumprir os procedimentos oficiais. Se recebermos outro documento que a greve foi retomada, agiremos conforme o novo comunicado”, afirmou Jesualdo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×