Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de setembro de 2012

Universidades brasileiras oferecem atendimentos gratuitos à população neste sábado

Acontece neste sábado, 29 de setembro, mais uma edição do Dia da Responsabilidade Social, ação idealizada pela ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, que estimula universidades de todo o país a abrirem suas portas às comunidades locais para a prestação de serviços que beneficiam a população com atendimentos gratuitos em diversas áreas: saúde, jurídico, fisioterapia, nutrição, cultura e arte, inclusão digital, entre muitas outras.

Só em 2011, o Dia registrou 645 mil atendimentos, 5,4 mil atividades e o envolvimento de mais de 200 mil pessoas no país inteiro, entre professores, alunos e técnicos. Espera-se que, em 2012, todos esses recordes sejam superados.

Conforme já citado, o projeto tem abrangência nacional, o que significa que, amanhã, simultaneamente, instituições de ensino superior de todo o país estarão atuando juntas com o propósito de contribuir de maneira sócio-responsável para melhorar a vida de cidadãos das mais diversas regiões do país. Para consultar as instituições participantes em todo o Brasil e as atividades que serão oferecidas, basta acessar o site dia.abmes.org.br.

Abaixo, seguem as programações de algumas universidades participantes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Sul e Pernambuco:

São Paulo

– A Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul – estará com voluntários no Parque Vila Jacuí, em São Miguel Paulista, das 9h às 14h, para ações que contarão com o apoio dos alunos de Farmácia, Economia, Engenharia Civil, Psicologia, Educação Física e Administração. A agenda de atendimentos inclui: consulta psicológica, palestras sobre noções básicas de construção civil, orientações sobre câncer de mama, atendimento farmacêutico e atividades físicas.

– O campus da Mooca da Anhembi Morumbi (Rua Dr. Almeida Lima, 1.134) terá os seguintes serviços oferecidos: orientação jurídica, atividades de inclusão digital para o público em geral e para a terceira idade, atividades esportivas, atividade fisioterapêutica com bola, atividades infantis, apresentações musicais e teatrais, almoço solidário (cuja verba será revertida para uma ONG) e mini-aulas de spinning. Os cursos envolvidos são: Educação Física, Gastronomia, Direito, Letras e Pedagogia, Empreendedorismo Social, Fisioterapia, Ciências da Computação, Jornalismo e Design de Games e Digital.

Rio de Janeiro

A Universidade Cândido Mendes tem uma programação que coloca os seus alunos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, História, Letras, Pedagogia e Serviço Social para atuar junto à população. A agenda inclui aulas de Tai Chi Chuan, palestras sobre economia doméstica e oficinas de musicalização infantil. As atividades acontecerão em diversos pontos do bairro Freguesia e da Tijuca. A universidade também tem uma programação para a cidade de Nova Friburgo.

Minas Gerais

Em Belo Horizonte, a Faculdade Batista de Minas Gerais (FBMG) é uma das muitas instituições que aderiram ao projeto. A IES tem uma programação que envolve os seus alunos de Direito, Teologia, Ciências Contábeis e Administração. A agenda inclui palestra sobre responsabilidade social, concursos culturais, gastronomia e shows. As atividades acontecerão no Colégio Batista, na rua Ponte Nova, 665, no bairro Floresta.

Amazonas

Em Manaus, o Centro Universitário do Norte (Uninorte) tem uma programação da qual participam os alunos de Engenharia Ambiental, Tecnologia em Petróleo, Ciência da Computação e Enfermagem. A agenda inclui orientação de saúde, cuidados vocais, orientação profissional e avaliação física. As atividades acontecerão em comunidades carentes da cidade, como a Prosamim, no Campus I da Uninorte, e no Parque dos Bilhares.

Rio Grande do Sul

Na Grande Porto Alegre, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, terá a participação dos alunos de Pedagogia, Ciências Econômicas, Direito e Medicina Veterinária. A agenda inclui vacinação de cães e gatos, recreação para crianças, distribuição de mudas de plantas e orientação sobre microcrédito. As atividades acontecerão na escola Victor Hugo Ludwig, na Av. Rio Grande do Sul, esquina com Rua Piratini, 2292, bairro Mathias Velho.

Pernambuco

No Recife, a programação da Faculdade Boa Viagem coloca os alunos de Marketing, Gestão de Pessoas, Economia, Engenharia da Produção, Educação Física e Ciência da Computação para atuar junto à população. A agenda inclui aulas de introdução à língua inglesa, orientação sobre elaboração de currículo e entrevistas de emprego, palestras sobre saúde e oficinas de ginástica. As atividades acontecerão no campus na Faculdade Boa Viagem, na Rua Jean Émile Favre, 422, bairro da Imbiribeira.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×