Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de outubro de 2012

Projeto que pretende inspirar inovações em educação busca financiamento colaborativo

Encontro em São Paulo, organizado por alunos da Team Academy, da Espanha, reuniu pessoas para pensar em soluções para casos reais.

Investigar iniciativas transformadoras ao redor do mundo e inspirar novas formas de aprendizagem no Brasil. Este é o objetivo do Educ-ação, projeto sem fins lucrativos criado por quatro brasileiros, que pretende percorrer 12 escolas, nos cinco continentes, em busca de histórias e experiências inovadoras de aprender e ensinar.

Foram mapeadas iniciativas formais e informais que reinventam percursos de aprendizagem em variadas temáticas – que vão desde empreendedorismo à sustentabilidade – e voltadas a diferentes públicos.  Para permitir a multiplicidade de visões, as entrevistas serão feitas tanto com os educadores e responsáveis pelas instituições e outros espaços quanto com os pais, alunos e ex-alunos.

As histórias e as metodologias dos processos educativos conhecidos durante a jornada serão publicadas no livro “Volta ao mundo em 12 escolas”, que será lançado em 2013, em versão impressa e online. Ambas poderão ser adquiridas gratuitamente e todo o conteúdo será Creative Commons, ou seja, qualquer um poderá copiar e compartilhar com outra pessoa.

A pesquisa já começou com uma rodada de 70 entrevistas que foram realizadas em território nacional, na Europa e nos Estados Unidos. As primeiras impressões dessa investigação podem ser acompanhadas pelo site Educ-ação.

Para dar continuidade ao trabalho, que até então foi viabilizado por meio de doação e do dinheiro dos próprios colaboradores, o projeto está no Catarse, plataforma de financiamento colaborativo. Quem quiser apoiar, tem até 9 de novembro para entrar no site e fazer uma doação.

Assista ao vídeo do projeto Educ-ação:

[vimeo]http://vimeo.com/50185826[/vimeo]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×