Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de outubro de 2012

Sisu é plataforma útil para ingresso em universidades

Com um número recorde de inscritos em 2012, 5, 79 milhões, o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é adotado como via de ingresso por instituições universitárias públicas e particulares. Muitos participantes da prova tem no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, uma importante ferramenta para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade pública. O programa eletrônico é gerido pelo MEC.

No programa, instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e realizada exclusivamente pela internet.

A cada edição, as instituições que optam por participar do Sisu ofertam vagas de seus cursos. Ao final do período de inscrições são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas e segundo os pré-requisitos da prova aplicada para o curso pretendido.

O candidato pode optar por dois cursos de graduação. As notas de corte das carreiras são atualizadas diariamente. A nota gerada pelo sistema será mostrada ao candidato, que pode alterar as opções de curso até o último dia de inscrição, escolhendo assim os que têm mais chances de aprovação, segundo o seu desempenho. O cálculo leva em conta as políticas de ação afirmativa destinadas a concorrentes negros, indígenas ou ex-alunos de escolas públicas.

São realizadas duas chamadas. Os candidatos restantes são convocados a participar de uma lista de espera. Aqueles que manifestarem interesse são convocados pelas próprias universidades para ocupar as vagas remanescentes.

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Em caso de perda do seu número de inscrição ou senha no Enem, é possível recuperá-lo no próprio site do Enem.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×