Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 9 de novembro de 2012

Ensino Integral será implantado em 500 escolas públicas do Paraná

Do Bem Paraná

Meta do governo é oferecer educação em tempo integral em 500 municípios.

O governador em exercício Flávio Arns confirmou nesta quinta-feira (8), em Londrina, que o governo estadual vai implantar educação em tempo integral em 500 escolas estaduais até 2014. Para isso, explicou, a Secretaria da Educação está investindo na ampliação de atividades no contraturno escolar.

A meta, detalhou Arns, é ofertar educação integral em 300 municípios paranaenses. Hoje, 1.850 das 2,2 mil escolas da rede estadual já oferecem alguma atividade no contraturno. São cerca de 350 mil alunos com atividades extras nas escolas. “O objetivo é ampliar essa oferta”, afirmou.

Arns afirmou que essa é uma das metas mais importantes do governo. “Para isso, precisamos reformar escolas, contratar professores e funcionários. Tudo isso já estamos providenciando. Vamos dar prioridade aos alunos com dificuldades sociais e familiares”, informou.

Outro objetivo do governo para os próximos dois anos, disse Arns, é regular o tamanho das turmas. A tendência, explicou, é ir diminuindo a quantidade de alunos nas salas de aula até 2014. A proposta é que, nas quintas e sextas séries, o número de aluno por sala seja de 25. Já nas sétimas e oitavas séries, o limite seria de 30 alunos; e no ensino médio a quantidade máxima ficaria em 35.

O governador em exercício também enumerou avanços já alcançados no ensino público como o transporte escolar, a merenda, a formação de profissionais, o aumento da oferta de línguas estrangeiras, além do fortalecimento da educação profissional e da alfabetização. Ele destacou os investimentos realizados pelo Estado e a descentralização do repasse de recursos para obras nas escolas.

Transporte

Em Londrina, o governador em exercício entregou um ônibus para o transporte dos alunos da Escola Santa Rita, administrada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O objetivo da Secretaria de Educação é que, em dois anos, todas as 370 escolas de educação especial do Paraná tenham veículos adaptados para o transporte dos alunos. Em 2011 e 2012, o governo entregou cerca de 160 veículos.

De acordo com a diretora da Escola Santa Rita, Irene Frutuoso, o novo ônibus – com espaço para cadeirantes – será fundamental para o transporte dos alunos nas atividades extraclasse. “É importante ter um veículo seguro e confortável. Temos diversas atividades planejadas, como exposições e passeios, e o novo ônibus será fundamental”, disse Irene. A escola Santa Rita tem 330 alunos, entre eles 70 cadeirantes.

Núcleos

Ainda no Norte do Paraná, o vice-governador visitou as instalações dos Núcleos Regionais de Educação de Londrina e Apucarana. O núcleo de Londrina atende 146 escolas estaduais de 19 municípios, responsáveis por cerca de 100 mil alunos.

A chefe do núcleo, professora Lucia Cortez, agradeceu a visita do governador. “É importante que ele tenha esse contato para conhecer os nossos setores e o trabalho que desenvolvemos na região. Isso dá força e valoriza os profissionais”, afirmou.

Em Apucarana, Flávio Arns também acompanhou a passagem de comando do 10º Batalhão da Polícia Militar pelo tenente-coronel João Jorge dos Santos para o tenente-coronel Sérgio Luiz dos Santos.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×