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Da Rádio ONU

Especialistas em educação estão reunidos no Rio de Janeiro para analisar formas e modelos que possam levar mais qualidade no setor.

Patrocinado pela Organização das Nações Unidas para Educação e Cultura, Unesco, com o apoio da Prefeitura do Rio, o seminário busca corrigir falhas no ensino com a ajuda de pesquisas e estatísticas. Se bem interpretados, os dados servem de base para implementar as melhorias.

Matemática

Uma das participantes, a professora aposentada da Unicamp, Maria Helena Castro, contou à Rádio ONU, do Rio, que o importante não é só identificar o problema, mas sim “aprender com a lição.” Ela citou o caso de alunos do ensino básico que têm dificuldade com operações de matemática. E segundo ela, o papel do professor é fundamental para resolver o problema.

“Os nossos alunos têm muita dificuldade em fazer operação com número decimais. Pode-se fazer um trabalho de capacitação dos professores e de desenvolvimento de materiais específicos para apoiar o professor na sala de aula. Se o aluno não consegue aprender, em geral é porque o professor também não sabe ensinar bem, está sendo incapaz de compreender a dificuldade da criança neste aprendizado.”

Falta de Leitura

Maria Helena Castro citou ainda desafios no ensino do português para crianças que não conseguem ler um texto longo e identificar o tema principal. Para ela, a questão é a falta de leitura.

A especialista afirmou que embora tenha melhorado no ensino básico, o Brasil ainda tem um desafio pela frente quando o assunto é a qualidade do Segundo Grau.

O seminário sobre avaliação e qualidade da educação, organizado pela Unesco, está debatendo ainda como as escolas podem usar a avaliação dos próprios alunos para melhorar o ensino.

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