Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 30 de novembro de 2012

RJ: Guia online reúne informações para estudantes do Ensino Médio

A transição do Ensino Fundamental para o Médio – última fase da educação básica – é uma época acompanhada de escolhas e adaptações que vão de novas disciplinas curriculares até, muitas vezes, a adoção de uma nova escola. Período marcado por alto índice de evasão escolar, o ensino médio normalmente acontece concomitante a outras mudanças na vida do estudante como, por exemplo, a necessidade de geração de renda, além de decisões sobre a educação profissional, ou a carreira a ser seguida na universidade.

Pensando neste período específico da formação do estudante, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) preparou a cartilha educativa “Guia de Oportunidades Escolares – Pontes para o Futuro”.

Disponível para consulta online, a publicação reúne dicas e sugestões de escolas para o Ensino Médio carioca, priorizando escolas da Rede Estadual, Federal e Privada do município do Rio de Janeiro, que recebem alunos por processo seletivo e apresentam bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O objetivo auxiliar no momento de transição entre etapas de ensino e contribuir para que a permanência do jovem na escola seja cada vez mais qualificada. Além disso, o material foca também no interesse do estudante desta faixa etária pelo mundo do trabalho, com informações úteis a respeito de cursos profissionalizantes.

Com verbetes organizados por instituição, os textos trazem o histórico da unidade de ensino, suas localizações na cidade, os cursos oferecidos – informação relevante sobretudo para quem tem interesse pela educação profissional –, além de notas sobre os diversos projetos desenvolvidos pela escola, como o programa de iniciação científica ou o convênio tanto com centros de tecnologia, quanto com agências de estágio como o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) ou o Observatório Nacional.

Outro serviço fornecido pela publicação são informações sobre os exames de admissão nestas escolas – os “vestibulinhos” -, detalhando o que é cobrado em seus processos seletivos, a taxa de inscrição e o endereço eletrônico para outras informações.

A seção final traz explicações para os estudantes a respeito do Enem, do vestibular e de programas do governo como o Sisu e o Prouni, além de indicar a via de acesso para os que desejam seguir a carreira militar. Dicas para que a família aprimore o suporte dado ao jovem estudante no seu desenvolvimento escolar completam o Guia.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×