Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de dezembro de 2012

“País do futebol” não tem nenhum clube com cursos válidos no sistema nacional de aprendizagem

Por Yuri Kiddo, da Pró-Menino, da Fundação Telefônica-Vivo

Grandes clubes de futebol ainda são condenados por trabalho infantil.

Em fevereiro de 2012, um adolescente mineiro de 14 anos passou mal e caiu em campo durante um treino do Vasco da Gama, time de futebol carioca. O garoto, que apresentava atestado que o dava como apto para praticar atividades físicas, não aguentou e morreu, sem nenhum médico presente no local. No mesmo ano, em Belo Horizonte, 12 meninos de 11 a 16 anos trazidos do norte, nordeste e Rio de Janeiro, sonhavam em vestir a camisa do Atlético Mineiro, porém as condições eram precárias. Dividiam uma pensão sem alvará de funcionamento, não contavam com alimentação adequada e não tinham um bom rendimento escolar, de acordo com declaração da dona da casa à Justiça. Outro caso parecido ocorreu em 2011, em Santos, litoral paulista. A Justiça condenou a Portuguesa Santista por manter 12 garotos paraenses também em condições sub-humanas, dividindo três colchonetes numa kitnet de 40 metros quadrados, suja e com a geladeira vazia.

Leia mais:
Copa do Mundo e Olimpíadas podem ajudar a desenvolver o esporte nas escolas brasileiras
Trabalho infantil ainda é a principal fonte de renda de muitas famílias brasileiras
“As escolas não estão preparadas para lidar com assuntos de exploração sexual”, afirma professora

Todos esses casos, condenados em 2012, servem para demonstrar que o trabalho infantil está muito presente também nos esportes, mais especificamente, no futebol, no caso do Brasil. É na nossa sociedade capitalista que o futebol tem um papel de grande “relevância sociocultural”. Ludibriados pelo sonho de fama e riqueza em um grande clube, as crianças são afastadas de seus pais, levadas por olheiros para outros Estados brasileiros com a promessa de se tornarem o próximo Ronaldo ou Neymar.

Porém, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) afirma que 99% das crianças e adolescentes não realizam a tão sonhada carreira como jogador profissional de futebol, e os danos não têm volta. “Os malefícios que podem ser causados às crianças e aos adolescentes que deixam seus lares em idade precoce, com sacrifício ao direito à convivência familiar para morarem em centros de treinamentos de futebol, são irreversíveis”, afirma o chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil no MTE, Luiz Henrique Ramos Lopes. Para a ex-tenista e diretora da ONG Atletas Pela Cidadania, Patrícia Medrado, esses meninos perdem laços afetivos para desenvolver, precocemente, relações profissionais. “Muitas vezes são submetidas a esforços físicos desaconselháveis para o seu desenvolvimento e acabam vítimas da ganância de empresários”, alerta.

Em alguns clubes, as categorias de base são precárias e submetem os atletas a uma rotina diária intensa de exercícios e fortes atividades físicas. A maioria dos atletas fica longe de suas famílias, impedidas do convívio social, concentrando e dedicando a maior parte do tempo ao futebol. “O ambiente de treinamento de atletas, onde há uma grande aglomeração de crianças e adolescentes, longe das famílias, acaba facilitando a ação de pedófilos, podendo haver até uma ‘aceitação’ do adolescente para subir na carreira”, analisa Lopes.

Copa do Mundo e Olimpíadas

Cada vez mais perto da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016, ambos no Brasil, o cerco aos clubes e aos olheiros que abusam de trabalho infantil está apenas começando. O Atlético Mineiro foi proibido de realizar peneiras com atletas pré-adolescentes, ameaçado por multa diária de R$ 5 mil ao dia por atleta em que a infração for cometida. Além do time mineiro, o Cruzeiro, América e Vila Nova foram obrigados a assinar o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público do Trabalho e pelo Ministério Público Estadual. No caso da Portuguesa Santista, a justiça fixou multa de R$ 50 mil por adolescente alojado precariamente e proibiu o clube de inscrever atletas em formação não residentes na Baixada Santista na Federação Paulista de Futebol, sem que estejam matriculados, alojados adequadamente e recebam assistência médica, odontológica e psicológica, além da garantia de retorno aos pais – direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Lei Pelé.

Os eventos festivos movimentam milhares de pessoas em todo o país, não somente nas cidades-sede, influenciando todos os municípios. Para o MTE, o trabalho infantil informal tende a ser uma preocupação muito maior nestes casos do que a própria exploração de crianças no esporte, como o aumento de casos envolvendo exploração e turismo sexual, consideradas piores formas de trabalho infantil. No caso específico desta prática no desporto, Lopes sugere que se deve continuar fazendo ações preventivas de conscientização e sensibilização, e repressivas nas entidades formadoras de atletas. “Isso porque ao se ter uma proximidade com esses eventos, a tendência é que essas entidades tenham um ‘boom’ de crianças com o sonho de se tornar profissionais”, explica.

Esporte e educação

Adolescentes de 14 a 16 anos que compõem as equipes de base de clubes devem ser registrados como aprendizes. A Lei Pelé, de 1998, diz que: “os sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como as instituições de ensino superior, definirão normas específicas para verificação do rendimento e o controle de frequência dos estudantes que integrarem representação desportiva nacional, de forma a harmonizar a atividade desportiva com os interesses relacionados ao aproveitamento e à promoção escolar”. Porém, nenhum clube de futebol no Brasil apresenta cursos válidos no sistema nacional de aprendizagem.

Em novembro o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aprovou uma resolução para emitir algumas diretrizes básicas de como essas entidades podem promover o esporte para crianças e adolescentes. “É uma resolução que atinge tanto o desporto educacional e o de participação, como o de rendimento”.

A Atletas Pela Cidadania defende o conceito de esporte educacional, elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa a prática esportiva com orientação e foco na educação, ocupando espaços públicos e ampliando a oferta às comunidades mais atingidas pelo alto índice de trabalho infantil e baixa escolaridade. “O esporte isoladamente não educa, ele precisa ser pedagogicamente modificado e trazer agregado esse conteúdo,” afirma a diretora da ONG Atletas, que carrega os mesmos valores para o Instituto que também leva seu nome, Patrícia Medrado. “É importante que se valorize o ser humano antes do atleta e que se busque a melhor qualificação dos profissionais atuantes”, afirma a diretora.

A instituição, junto a outros parceiros e com o apoio da Cidade Escola Aprendiz, propôs aos candidatos à eleição municipal de 2012, que assinassem o Termo de Compromisso Cidades do Esporte, com o objetivo de desenvolver uma cultura esportiva e a garantia do acesso ao esporte de qualidade. “O esporte é o melhor caminho para o aprendizado de valores, da ética, e contribui tanto para o desenvolvimento físico, como psicológico e social das crianças e adolescentes”, explica Medrado, considerada a melhor atleta da modalidade por 11 anos consecutivos.

O que fazer? Identificou alguma situação de trabalho infantil? Comunique ao Conselho Tutelar de sua cidade, ao Ministério Público ou a um Juiz de Infância. Há a opção também de denunciar pelo telefone ou site do Disque 100 – Disque Denúncia Nacional: www.disque100.gov.br

Como compartilhar? Fique de olho nas notícias e dados no site e redes sociais da Rede Promenino, converse sobre o tema com as pessoas ao seu redor e compartilhe opiniões e informações a respeito nas redes com a hashtag #semtrabalhoinfantil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×