Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 10 de janeiro de 2013

Abrigos para crianças e adolescentes em Cuiabá estão superlotados

Pela Rede Nacional Primeira Infância

Os abrigos para crianças e adolescentes em Cuiabá estão superlotados e enfrentam problemas financeiros. Em situação de risco, eles não disponibilizam mais vagas. O Lar da Criança que é mantido pelo governo do Estado, por exemplo, tem 165 meninos e meninas com até 12 anos de idade. O número representa o dobro da capacidade de atendimento.

O coordenador dos conselhos tutelares, Rivail França Barbosa, explicou que Cuiabá possui três entidades que recebem crianças e adolescentes em situação de risco e todas estão lotadas. Segundo ele, em alguns casos, é preciso a intervenção da Justiça para conseguir abrigar meninos e meninas. “Muitos parentes também não pegam essas crianças e nós ficamos atados em desenvolver um trabalho bom para essa criança e adolescente”, ressaltou.

Segundo a vice-presidente do projeto Nossa Casa, que funciona há 15 anos, Fátima Orlandim, a instituição corre risco de fechar as portas porque depende de doações. “Não está fácil formar um grupo que sustente a casa todo mês, com todas as despesas. Então, nós precisamos dos dois, tanto dos empresários quanto do convênio da prefeitura para não fechar”.

O abrigo do projeto Nossa Casa atende 17 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos. Ele é o único da capital que atende meninos desta faixa etária e tem capacidade para receber no máximo mais três. Um desses adolescentes, de 14 anos, está no abrigo porque a mãe é usuária de drogas. A situação levou a Justiça a determinar que ele ingressasse no projeto. Dois irmãos dele também estão abrigados em outra instituição.

“Pretendo continuar aqui. Se voltar para a minha família, não vou estudar mais. É complicado porque tenho que cuidar dos meus irmãos”, relatou o menino.

Para a coordenadora do abrigo, Amábile Leite Coimbra, o abrigo ajuda as crianças e adolescentes a não se perderem, e depois de um tempo, pode voltar para a família. ”Quando o adolescente não é acompanhado na família acaba se perdendo e esse é o momento de agirmos e trazer o adolescente para o abrigo, mesmo que seja por pouco tempo. E depois, com o tempo, ele vai se firmando e pode até voltar para a família ou após 18 anos ele pode viver sua vida”, enfatizou.

Natal
Na véspera de Natal, um bebê foi retirado da mãe que encontrava-se bêbada, no bairro Grande Terceiro, caída sobre a criança. O Conselho Tutelar levou o menino para o Lar da Criança, mas a instituição se recusou a recebê-lo. Foi preciso registrar um boletim de ocorrência e levar o caso à Vara da Infância e Juventude.

“Estava superlotado. Os funcionários não queriam receber a criança. Com a situação, o conselheiro plantonista da noite acionou o juiz para que mandasse o mandado para que recolhesse essa criança”, contou Rivail.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×