Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 14 de janeiro de 2013

Conheça os principais prêmios em educação do Brasil

As premiações são voltadas a alunos, professores e gestores de todo o país.

Disseminar e valorizar boas práticas educacionais, além de mobilizar alunos, professores e gestores para a construção coletiva de experiências pedagógicas inovadoras. Esse é o objetivo da maioria das premiações na área. Se você participa de um projeto interessante na sua escola e não vê a hora de inscrevê-lo ou se só quer saber mais sobre o assunto, confira a seleção de concursos e olimpíadas nacionais, divididos por público-alvo, feita pelo movimento Todos Pela Educação. Acompanhe o cronograma de inscrições nos respectivos sites e boa sorte!

Educadores

Professores do Brasil
Criado pelo do Ministério da Educação (MEC) e por instituições parceiras, o concurso busca reconhecer a contribuição dos docentes da rede pública para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Dessa forma, seleciona as melhores e mais criativas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores que tenham êxito no enfrentamento de situações-problema. O objetivo é resgatar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações.

Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
A premiação visa identificar e valorizar os profissionais da educação que adotam boas práticas em sala de aula. A cada edição, mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos inscrevem seus trabalhos, em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão analisa os trabalhos e escolhe dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10.

Prêmio Viva Leitura
Trata-se de uma parceria do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para estimular experiências que promovam a leitura no País. O Viva Leitura integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pretende colaborar para democratizar o acesso à literatura, promover a formação cidadã e apoiar a criação e a produção literária.

Prêmio Arte na Escola Cidadã
Com o intuito de evidenciar experiências educativas de qualidade no ensino da arte, são premiadas boas práticas de professores da disciplina no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, organização social que incentiva e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de docentes da Educação Básica.

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
São reconhecidos projetos educacionais que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino em qualquer região do Brasil. A ideia é estimular o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que melhorem o desempenho escolar dos estudantes.

Gestores

Prêmio Gestão Escolar
O concurso seleciona experiências bem-sucedidas na gestão de escolas públicas brasileiras e podem participar instituições de ensino de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil. Os comitês estaduais avaliam as escolas inscritas e escolhem as representantes de cada estado, em seguida são escolhidas seis que irão concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.

Prêmio Escola Voluntária
A premiação busca divulgar e incentivar instituições de ensino responsáveis por projetos que estimulem o trabalho voluntário entre os alunos. Para concorrer, o voluntariado deve ser realizado em uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.

ONG

Prêmio Itaú Unicef
A iniciativa reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a Educação integral de alunos brasileiros, em articulação com as políticas públicas de ensino e assistência social. Podem se inscritos projetos socioeducativos, de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, planejados e executados por organizações não governamentais e sem fins lucrativos, constituídas e com sede no território nacional. Trata-se de uma ação da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que acontece a cada dois anos

Alunos

Prêmio Ciências no Ensino Médio
São premiados trabalhos de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento executados por alunos do Ensino Médio da rede pública, sob a supervisão de professores e gestores. Dessa forma, procura incentivar o desenvolvimento da formação científica dos jovens, por meio de projetos escolares inovadores.

Olimpíadas
De Física e Matemática a História e Biologia, o Brasil conta com Olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento,voltadas à participação de estudantes. Conheça as principais delas:

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento

Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro

Olimpíada Nacional em História do Brasil

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×