Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de janeiro de 2013

Brasileiro mostra realidade de crianças-escravas em documentário

Lançamento do filme está previsto para março.

Publicado originalmente na Rede Pró-Menino Fundação Telefônica

Dirigido pelo cineasta brasileiro Denis Franco Goedert, o documentário Garibous faz um registro impactante com imagens e entrevistas sobre a realidade de pobreza e escravidão das crianças e jovens de um dos países mais pobres do mundo, Burkina Faso. O lançamento está previsto para março de 2013.

Estima-se que mais de dois milhões de meninos e meninas vivem nessa condição, doados por seus pais a tutores chamados Marabus com a promessa de cuidado emocional e físico, com direito a comida, saúde e hospedagem. Porém, o que acontece é bem diferente, os Garibous passam o dia mendigando, com acesso restrito à alimentação e condições sub-humanas de moradia, além de serem responsáveis por sua própria sobrevivência.

Mal vestidos, sujos e de chinelos, os pequenos escravos circulam pelas ruas das cidades tentando coletar o valor exigido por seus tutores, cerca de R$1,50, e temendo os castigos físicos violentos caso falhem. Cenário parecido com o trabalho infantil e mendicância nos centros urbanos de outros países, como o Brasil.

Por serem quase invisíveis, várias ONGs e grupos humanitários trabalham para denunciar essa realidade para que as leis que resguardam os direitos das crianças e adolescentes sejam cumpridas.

Veja o trailer:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×