Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 21 de janeiro de 2013

Pequenos grandes heróis

Um jovem de 18 anos, Gustavo Braga, conseguiu entrar no MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais importantes universidades do mundo. Viu como é difícil não apenas ser aceito, mas, depois, bancar os estudos.

O que é um problema, vira uma solução. Ele acaba de lançar um site para que empresas apoiem alunos aceitos nas melhores universidades do mundo, batizado de EduqueMe (mais detalhes aqui ).

É um pequeno gesto, que revela um olhar grande –aliás, enorme. Na plataforma, empresas bancam os talentos que, em troca, fazem estágios nelas. É um bom negócio para todos, especialmente num país com falta de mão de obra qualificada.

O interessante aqui é a seguinte aula. Um único indivíduo (no caso um jovem de 18 anos, sem recursos) transforma um problema individual numa solução coletiva, usando a criatividade e a vontade de fazer a diferença. Na semana passada, veio ao Brasil um jovem (Salman Khan), que encantou o mundo colocando no Youtube aulas gratuitas de matemática e ciências.

Numa época de tanto cinismo com a vida pública, personagens como esses nos mostram que todos podem, com gestos pequenos, fazer coisas grandes.

*

Aliás, um dos gestos maiores que já vi em educação veio do MIT, onde entrou Gustavo. A universidade foi pioneira em compartilhar gratuitamente seu currículo e aulas na internet.
Hoje, grandes universidades seguem a mesma trilha. Selecionei aqui os melhores sites para aprender de graça nessas instituições.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×