Mapa online fornece dados sobre a situação de crianças e adolescentes

Levantamento servirá de apoio a toda rede de proteção de crianças e adolescentes.

Acaba de ser lançado o MapaDCA, uma plataforma gratuita para apoiar o diagnóstico das condições de vida de crianças e adolescentes e orientar a elaboração de políticas públicas.

Voltada para os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciativa foi desenvolvida pela Oficina de Imagens, por meio do Programa Novas Alianças, com a parceria do Instituto C&A e o apoio na divulgação do UNICEF. A base que fundamenta a proposta é o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A plataforma é organizada por dez áreas temáticas: Convivência Familiar e Comunitária; Assistência Social; CMDCA; Conselho Tutelar; Cultura, Esporte e Lazer; Trabalho Infantil; Violência Sexual; Medidas Socioeducativas; Vida, Saúde e Alimentação; e Educação e Profissionalização.

Em cada uma delas, há um conjunto de perguntas formuladas a partir das leis, planos e resoluções. O usuário também tem acesso a dicas e links com mais informações, além de ser direcionado a sites onde é possível obter indicadores oficiais. Após o preenchimento de cada área, é possível gerar relatórios com orientações sobre a situação do município.

O levantamento permitirá que os Conselhos determinem prioridades, estabeleçam diretrizes, além de fornecer informações concretas que podem orientar investimentos e mobilizar a comunidade em torno da proteção de meninos e meninas.

Com informações do UNICEF

Comente

   Os comentários serão publicados após aprovação. Comentários com ameaças, ofensas pessoais, pornografia infantil, conteúdos preconceituosos ou qualquer outro que viole a legislação em vigor no país serão excluídos.
   Todo e qualquer texto publicado por meio do sistema de comentários não reflete a opinião do Portal Aprendiz ou de seus autores.