Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de março de 2013

USP é a única universidade sul-americana em ranking internacional

Excelência na pesquisa e no ensino é principal critério do ranking.

Em sua edição 2013, o Times Higher Education World Reputation, ranking elaborado pela revista homônima (a “THE”) para medir a reputação das universidades em todo o mundo, apresenta o Brasil como representante isolado entre os países da América do Sul. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (4/3).

Ranqueada na faixa que compreende a 61ª a 70ª posição, repetindo o desempenho de 2012, a Universidade de São Paulo (USP) é a única instituição brasileira do ensino superior a figurar na listagem. O resultado completo pode ser conferido no site da publicação.

No topo do ranking estão a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, seguidos pela Universidade de Cambridge e Oxford, no Reino Unido.

De acordo com Phil Baty, editor do periódico, “a educação de massa de alta qualidade é o gargalo mais urgente do desenvolvimento brasileiro”. Ele ressalta que a qualidade das escolas primárias e secundárias de todo o país continuam insatisfatórias e lembra que “a proporção de jovens brasileiros que ingressam no ensino superior é muito pequena, em comparação com os números de países desenvolvidos”.

Dados do censo da educação superior de 2011 registram que o Brasil possui cerca de 6,5 milhões de estudantes universitários. O percentual de graduados na população de 25 a 64 anos é de 11% no Brasil, contra 24% no Chile e 54% na Rússia, revela pesquisa realizada pelo especialista em análise de dados educacionais, Ernesto Faria. A meta do governo incluída no PNE (Plano Nacional de Educação) é atingir 10 milhões de matrículas até 2020.

Dados Globais
Os Estados Unidos ainda aparece com o maior número de instituições no Top 100 da THE: são, ao todo, 43 universidades. Em comparação com os anos anteriores, este número apresenta tendência de queda. Eram 45 representantes em 2010 e 44 em 2011.

Fora dos EUA e do Reino Unido, a instituição mais bem avaliada é a Universidade de Tóquio, no Japão, em 9º lugar. Canadá e Suíça completam o restrito time de cinco países que aparecem entre as 20 primeiras colocadas.

Em sua terceira edição, o World Reputation Ranking, elaborado em parceria com a Thomson Reuters, se baseia nos resultados de consultas realizadas junto a 16.639 mil acadêmicos de mais de 144 países.

O principal critério é a excelência na pesquisa e no ensino. A reputação é medida pelo número de vezes que uma universidade é citada como sendo a melhor no respectivo campo de conhecimento consultado.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×