Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Do Portal da Unesp

Estão abertas até 22 de março as inscrições para o curso de extensão universitária ‘O cinema e a intertextualidade com as artes e a música: para a construção de um novo olhar da tela e da cena’. A promoção é do Instituto e Artes da Unesp, Câmpus de São Paulo.

O curso de extensão procura estimular a leitura de imagens e possibilita o participante a estabelecer a conexão entre texto, imagem e som. As palestras, gratuitas, serão realizadas na última segunda-feira de cada mês, a partir de março, às 18h30.

A programação pode ser alterada ao longo do ano, mas os participantes sempre serão avisados com antecedência. Ao longo deste ano o título das palestras e datas serão divulgadas aos interessados que se inscreveram para fazer o curso, com direito à certificado de participação.

A promoção é do PET/Música, coordenado por Marcia Guimarães; Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural, coordenado por José Leonardo do Nascimento; e Rosângela D. Canassa, idealizadora e pesquisadora do Laboratório.

O curso propõe a reflexão sobre o cinema e suas relações com as artes em geral. O cinema foi influenciado pelos movimentos artísticos, como é possível verificar no filmes surrealistas e expressionistas.

Recentemente, os movimentos estéticos como o Pós-modernismo e o Minimalismo têm abrangido não apenas o cinema, mas também a música, a arquitetura e o corpo como suporte da arte contemporânea.

Como qualquer outra arte, o cinema também possui os seus próprios instrumentos expressivos e que combinam com outras linguagens artísticas como: a pintura, a cenografia, a música, o figurino e trilha sonora.

A análise das obras dadas como referência (pictórica, literária, cinematográfica, musical) para cada encontro será com ênfase na intertextualidade das imagens, a partir do ponto de vista de cada palestrante.

Primeiras atividades confirmadas

25 de março: palestra ‘O coração mudo’
Filme: ‘O som do coração’ (August Rush, 2007, direção de Kirsten Sheridan)
Palestrante: Oscar D’Ambrosio, doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a Associação Internacional de Críticos de Arte. Apresenta o programa diário Perfil, de entrevistas com escritores, ensaístas e artistas plásticos, para a Rádio Unesp FM, acessíveis em http://podcast.unesp.br

29 de abril: Análise ‘O retrato de Dorian Gray’, de Oscar Wilde, e a lenda de Narciso: os mitos não envelhecem: cinema e literatura
Filme: ‘O retrato de Dorian Gray’ (direção de Oliver Park, Inglaterra, 2009).
Palestrante: Rosângela D. Canassa, formada em psicologia clínica e mestrado em Artes (ênfase em análise fílmica). Participante do grupo de estudos do Laboratório de Pesquisa em Identidade e Diversidade Cultural – IA – Unesp. Blog: www.faroartesepsicologia.blogspot.com

Local
Instituto de Artes da Unesp – Câmpus de São Paulo Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 Barra Funda –  São Paulo – ao lado da estação de metrô e trem da Barra Funda
Horário: das 18h30 às 20
Informações: [email protected]

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×