Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 18 de março de 2013

Vacina contra a violência

por

Dica de Leitura: Juventude em pauta - Políticas Públicas

Veja como fazer com que problemas dos jovens, especialmente os das camadas mais pobres, sejam transformados em solução.

Desenvolvida inicialmente na periferia de São Paulo, depois testada em cidades do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, uma experiência mostra como lidar ao mesmo tempo com alguns dos problemas mais graves do país: falta de mão de obra qualificada, baixo desempenho escolar, violência, noções básicas de cidadania, desinteresse pelo ensino médio.

Nos últimos oito anos, milhares de jovens de periferia foram convidados a conhecer e intervir no território em que vivem. Além disso, foram convidados a usar recursos das cidades como centros culturais, bibliotecas, clubes.

Eram orientados por uma série de entidades formadas em rede para oferecer um melhoria de repertório cultural e educativo.

Avaliações independentes mostram que os jovens, depois de vários meses submetidos a essa vivência, desenvolveram mais interesse em ler, estudar, ganhando maior empregabilidade. Além de compromisso com sua comunidade.

É uma solução fértil para a educação em tempo integral, transformando a escola em extensão da sala de aula.

Para que essa ideia ganhe escala, o programa Jovens Urbanos, gerido pelo Cenpec, foi sistematizado e, agora, é distribuído gratuitamente pela internet.

Se quiser baixar o guia do programa Jovens Urbanos, clique aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×