Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Da Folha de São Paulo

Estudantes do 9º ano do ensino fundamental do colégio I. L. Peretz, na zona sul de São Paulo, têm trabalhado para aperfeiçoar a qualidade e criar verbetes ligados a obras literárias na Wikipédia, enciclopédia digital com 25 milhões de artigos publicados em 285 idiomas, dos quais 772 mil delas em português.

“Eu pensei em um projeto que unisse tecnologia com algo que os alunos costumam usar no dia a dia, mas que também servisse como ferramenta para trabalharmos questões gramaticais”, explica o professor que idealizou o projeto, Jorge Makssoudian. Inicialmente são trabalhados apenas os verbetes sobre os livros já lidos pelos alunos. O primeiro trata do “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, do escritor francês Júlio Verne.

A ideia, argumenta Makssoudian, é contribuir para que a enciclopédia digital se torne um ambiente mais confiável, e com textos mais bem escritos. De acordo com uma das participantes do projeto, Gabriela Ejchel, 13 anos, “É legal poder participar, entender como ela é formada [a Wikipédia], como as pessoas produzem [o conteúdo] e como ele é publicado. Isso estimula a gente a fazer também”.

Leia a matéria na íntegra.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×