Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Redação na Rua

Em entrevista ao Portal Porvir, Edvaldo Couto, professor da Universidade Federal da Bahia, afirmou que a Educação 3.0 será aplicada com sucesso quando alguns problemas estiveram solucionados, como a falta de infraestrutura nas escolas e a má formação tecnológica dos professores. Doutor em Educação pela Unicamp e palestrante das duas edições do InovaEduca 3.0, São Paulo e Recife, ele trabalha em suas pesquisas temas como cibercultura, tecnologias educacionais e criação de narrativas em ambientes digitais.

Para ele, a educação 3.0 tem a vocação de trazer as tecnologias digitais para a sala de aula e estimular produção e troca de conhecimentos. Couto afirma que muitos professores estão nas redes sociais, mas poucos usam as potencialidades dos ambientes digitais nas suas práticas pedagógicas. O desafio é incentivar professores a inovarem e não apenas distribuirem tarefas. É criar e manter espaços contínuos e ativos de discussões, produções e difusões de conhecimentos.

Pensar em alunos enfileirados na frente do computador não agrada o pesquisador, para quem as experiências do Brasil ainda não são suficientes, porque o modelo transmissivo impera. Segundo ele, é importante perceber que o aprendizado se dá por meio de ações continuadas, que não se restringem às oportunidades apresentadas pelo professor, dentro de uma sala de aula tradicional. É possível explorar muitas possibilidades e abrir-se para experiências sempre renovadas.

Leia matéria na íntegra

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×