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Da Folha de São Paulo

Percentual de alunos no nível adequado cai de 22% para 12%.

Levantamento inédito realizado pela ONG Todos pela Educação aponta queda no percentual de estudantes com rendimento adequado em matemática na rede pública do país, ao longo dos anos do ensino fundamental. O estudo comparou a evolução dos alunos entre 2007 e 2011, a partir dos resultados obtidos na Prova Brasil, exame do governo federal.

Uma turma do quinto ano que, em 2007, tinha rendimento na disciplina na marca dos 22%, caiu para 12% ao chegar no último ano, em 2011. Isto significa que 88% deles não sabiam calcular porcentagens ou a área de uma figura plana ou ler um gráfico de colunas. Essa defasagem é levada para o ensino médio e superior.

Entre as explicações mais lembradas por especialistas está a falta de professores na área, já que é na etapa final do fundamental que os estudantes passam a ter aulas com docentes especialistas nas matérias. “Um jovem com habilidade em matemática pode ter salários mais altos se for para engenharia, para bancos. Poucos querem lecionar”, argumento o professor Rogério Osvaldo Chaparin, do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, da USP.

Leia a matéria na íntegra

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