Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 4 de abril de 2013

Evento sobre experiências inovadoras na educação pode ser visto na internet

por

O uso crescente e intensivo das novas tecnologias da informação e comunicação impõe uma série de transformações na rotina de aprendizagem e ensino nas escolas. Para apresentar e debater novas propostas em educação, elaboradas por especialistas do Brasil e do exterior, acontece em São Paulo, nesta quinta (4/4), o evento Transformar 2013.

Uma iniciativa do Instituto Inspirare e do site Porvir, em parceria com a Fundação Lemann, a programação conta com debates focados nos resultados de experiências reais aplicadas em diferentes escolas, tendo a conexão entre professores, alunos e novas metodologias de aprendizagem como meta. Com acesso restrito a convidados, o evento contará com transmissão em tempo real neste link, a partir das 9h30.

Um dos destaques do evento é a palestra de Anant Agarwal, presidente do edX, Plataforma online criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachussets Institute of Tecnology) para oferecer cursos livres e gratuitos a milhares de pessoas simultaneamente em todo mundo. Em sua participação, Anant vai tratar sobre como a tecnologia está reinventando o ensino superior.

Contudo, o principal eixo dos debates são as atividades ligadas à educação básica. Na parte da manhã serão discutidos projetos atualmente testados em escolas públicas americanas. Um dos casos é o da escola Quest to Lern, voltada ao ensino por meio de jogos. Outro exemplo apresentado será o da rede de escolas High Tech High, na Califórnia, que desenvolve a aprendizagem baseada em projetos. Além disso, o uso de plataformas adaptativas, capazes de gerar conteúdos sob medida de acordo com a necessidade de cada estudante também será abordada.

No período da tarde as atividades acontecem simultaneamente. Num dos auditórios o foco é a formação do docente diante de novas lógicas de aprendizagem-ensino. Em outro espaço, a discussão trata da criação de start ups voltadas para a educação e a inovação em redes de ensino. Além disso, o evento contará também com um representante do Departamento de Educação de Nova York, Joel Rose, em debate com a secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×