Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 23 de abril de 2013

USP tem apenas 7% de estudantes egressos da rede pública em 2013

Do Estadão

Dos candidatos ao vestibular da Fuvest que conseguiram entrar na Universidade de São Paulo (USP) em 2013, apenas 7,7% são egressos de escola pública. O número mostra uma queda com relação ao ano anterior, quando o total de aprovados deste grupo foi de 8,36%. De 2012 para 2013 houve pouco avanço no número total de oriundos da rede pública, passando de 28% para 28,5%.  A USP ofereceu 10.982 vagas em 2013.

Diante dos resultados, a USP cogita alterar sua política de bonificação. O perfil dos ingressantes não reflete a realidade do país, com 85% dos estudantes de ensino médio em escolas públicas. A pró-reitora de Graduação, Telma Zorn afirmou que “Foi um bom resultado, mas não estou satisfeita. Esperava que (o porcentual) aumentasse”.

Atualmente se debate a adoção de cotas nas universidades estaduais de São Paulo. O plano do governo é ter 50% de matrículas de alunos de escola pública até 2016. Pelo ritmo atual, a USP demoraria 115 anos para ter 50% de alunos de escolas públicas – sem contar cursos como Engenharia e Medicina, em que a proporção desses alunos é ainda menor. Os porcentuais por curso não foram divulgados pela USP.

Leia a matéria na íntergra

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×