Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 26 de abril de 2013

Diretores de escolas particulares discutem os desafios da gestão escolar

Gestão escolar é tema de debate entre diversos países da América Latina nos EUA.

Teve início na manhã desta sexta-feira, 26/4, em Orlando, nos Estados Unidos, o “Congresso Visão XXUNO: O desafio de construir a escola”. Cerca de 700 diretores de instituições de ensino – vindas da Argentina, Brasil, México, El Salvador, Guatemala, Equador e Colômbia – vão discutir durante dois dias os principais desafios da gestão escolar.

Para o diretor global do Sistema UNOi, Pablo Doberti, a grande tarefa da gestão do ensino no século XXI é “criar ambientes positivos, que impulsionem novas práticas”. Ele diferencia o gestor, visto geralmente como um administrador, daqueles que “gestam novas propostas”. “Estamos falando da gestão da proposição e da inovação. Não queremos administradores, queremos líderes.”

Já o pedagogo e diretor filosófico do Sistema UNOi, Arnaldo Esté, acredita que a participação é um dos elementos fundamentais na gestão da aprendizagem. “Nunca foi tão necessário pensar a democracia  e estimular a participação como elemento do cotidiano”, afirmou.

A presença da tecnologia em sala de aula e no dia a dia dos estudantes também é vista como importante ferramenta do novo modelo de gestão do conhecimento, defende o jornalista Antonio Navalón. Autor de “Parem o mundo que quero me informar!”, o autor espanhol radicado no México defende o protagonismo da tecnologia na dinâmica moderna de ensino.

“No mundo de hoje, em que as crianças e jovens podem ensinar, é importante que os educadores entendam que são cúmplices no processo de aprendizado e, por isso, precisam dialogar com os aprendizes”.

Negócios

Organizado pelo Sistema UNO Internacional de Ensino (UNOi), o Congresso em Orlando reúne escolas privadas que adotam o modelo pedagógico proposto pela empresa. No Brasil desde 2010, operando por meio do grupo editorial Santillana, também donos da editora Moderna, o sistema UNOi está presente hoje em 500 escolas da América Latina e atende a 250 mil alunos.

A proposta pedagógica do UNOi, baseada no tripé aprendizado digital, bilinguismo e avaliações,  pretende envolver um milhão de alunos do continente nos próximos três anos. De olho nas redes municipais de ensino do país e no movimentado mercado educacional, a UNOi anunciou no primeiro dia do Congresso o investimento de 25 milhões de euros do Banco Mundial.

No início da semana, o Brasil acompanhou a fusão de duas gigantes do mercado privado de educação, a Kroton Educacional e a Anhanguera Educacional. A operação, avaliada em cinco bilhões de reais,  elevou as empresas a líderes do setor, com 800 unidades de Ensino Superior, 810 escolas associadas e um milhão de alunos.

A repórter Raiana Ribeiro viajou aos Estados Unidos a convite do Sistema Uno Internacional (UNOi)

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×