Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de abril de 2013

Semana de Ação Mundial 2013 encerra com conquistas no Congresso Nacional

Dia 28 de abril é o Dia Nacional da Educação, data que sela o fim da Semana de Ação Mundial (SAM). Trata-se de uma campanha global pela educação, cujo tema em sua décima edição é “A valorização dos profissionais da educação e o direito à educação”.

Semana de Ação Mundial conquista apoio no Congresso Nacional

Entre as conquistas destaca-se o compromisso assumido pelo presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB – AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB – RN), para instalar uma Comissão Mista de Fiscalização e Acompanhamento de Políticas Públicas que terá como primeira pauta a educação.

Espera-se que este relevante passo acelere a tramitação do Plano Nacional de Educação (PNE), estacionado no Congresso desde dezembro de 2012. “Há avanços nas políticas públicas, que se deram pela proposição e pressão da sociedade civil organizada, mas o monitoramento deve ser constante”, ressalta Iracema Nascimento, coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – organização não governamental que coordena a SAM no Brasil.

A Semana de Ação Mundial é fruto de uma iniciativa da Campanha Global pela Educação e acontece em mais de 100 países de forma concomitante, a fim de pressionar líderes e políticos no cumprimento de tratados internacionais e leis nacionais que garantam educação pública de qualidade para todas e todos.

Para isso, foram organizadas uma série de iniciativas descentralizadas em diversos municípios do país, como fóruns locais, atos e palestras.  A proposta visa articular o debate em torno da garantia efetiva de direitos e da sensibilização da sociedade civil sobre a importância do professor em sua função social educadora.

Valorização docente

Com o lema  “Nem herói, nem culpado, o professor tem de ser valorizado”, a ideia é promover uma valorização social do magistério, no intuito de fortalecer a profissionalização, em oposição à ideia de sacerdócio. “A docência é uma profissão estratégica para o desenvolvimento do país, tanto assim que a legislação define que sua formação é de responsabilidade do Estado”, observa Iracema.

A coordenadora ressalta que para uma valorização docente efetiva são urgentes as garantias de direitos relacionadas há ao menos três aspectos ligados às condições adequadas para a formação inicial e em serviço, manutenção da infraestrutura escolar, e a melhores salários e plano de carreira para a categoria.

“Está na lei que o professor da rede pública deve ser contratado por concurso público, mas isso não acontece com todos os profissionais, já que o Estado usa de expedientes como a contratação por contratos temporários de trabalho”, frisa.

Segundo apontamento das organizações participantes, implementar as reivindicações apresentadas durante a semana de mobilização requer a ampliação do financiamento público, com gestão eficiente, controle e participação. De acordo com cálculo feito pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, para melhorar a qualidade da educação seria necessário um investimento na área de R$ 457,9 bilhões, o que equivale a 10,4% do Produto Interno Bruto (PIB). Hoje o Brasil investe na educação pública aproximadamente R$ 233,4 bilhões, o que representa 5,3% do PIB.

Consulta Participativa

A Semana se encerra  agora, mas suas atividades não deixam de acontecer.“Oficialmente, a Semana vai do dia 21 a 28 de abril, mas a ideia é encerrar a programação em outubro, durante os eventos voltados ao ‘Dia do Professor”, explica Iracema.

Essas ações relacionadas à Semana se darão no universo virtual. Até maio, uma ferramenta online vai coletar informações sobre o cotidiano docente nas diferentes localidades do Brasil. O intuito é trazer uma compreensão mais abrangente sobre a prática dos professores segundo as condições dadas pelas variáveis locais, para que sirvam de base para a formulação de novas propostas de atuação política, conforme as demandas de cada território. A sistematização desse processo deve, então, encerrar de fato as atividades da Semana. Mas só em outubro.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×