Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 2 de maio de 2013

Pesquisadora diz que a escola precisa se “transalfabetizar”

Envolverde/IPS

Para a doutora em meios de comunicação, Divina Frau-Meigs, a educação precisa de um novo contrato social, que incorpore plenamente a informática e a concepção dos direitos humanos do século 21. Professora de estudos americanos e de sociologia da mídia na Universidade de Sorbonne Nouvelle Paris 3, Frau-Meigs afirma que professoras, professores e estudantes devem assumir plenamente a transalfabetização.

Em visita ao Brasil para participar de um seminário, a especialista explica à repórter do Inter Press Service (IPS) que o termo se refere às práticas de saber ler, escrever, calcular e computar. Frau-Meigs entende que o papel da escola é esclarecer e permitir às pessoas entender todo tipo de conteúdo, modificá-los e comentá-los. “Com a informática, as ideias podem ser desenvolvidas ao máximo. E, se a utilizarmos bem, poderá empoderar a todos.”

Leia um resumo da entrevista

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×