Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 7 de maio de 2013

Plataforma ajuda jovens empreendedores a atuar no mercado

Descola oferece cursos online para jovens empreendedores.

No auge do debate sobre inovação e empreendedorismo, cinco jovens lançaram no último dia 28 de abril – Dia da Educação –  uma plataforma de ensino online com cursos nas áreas de tecnologia, negócios e criatividade. Longe de ser apenas um espaço teórico, a Descola se define como um guia prático de atuação no mercado.

Os programas são ministrados a distância, por meio de videoaulas e com uma linguagem informal. A plataforma fornece aos alunos um report que dialoga e complementa o conteúdo das vídeo-aulas. Além disso, para estimular a troca de experiências sobre o tema, há um grupo de discussão exclusivo para quem fez o curso.

Atualmente, a Descola oferece o curso “Do Bar ao Mercado”, que apresenta três casos de sucesso no campo do empreendedorismo, além de ferramentas para quem quer atuar em novos mercados. A ideia é que os interessados conheçam a trajetória e os desafios encontrados por Flavio Pripas, sócio-fundador da Fashion.me, Pedro Meneghetti, sócio-fundador da Have a Nice Beer; e Renato Russo, fundador da GreenTee.

Em breve, a plataforma lançará o “Facebook para Pequenos e Interessantes Negócios”, que pretende ensinar como usar estrategicamente a rede social e ampliar os negócios.

que vai oferecer cursos gratuitos e pagos nas áreas de tecnologia, negócios e criatividade. O projeto foi ao ar no Dia da Educação (28 de abril) e como homenagem oferece o curso “Do Bar ao Mercado” de forma gratuita. Nele, será possível entender quais são os desafios encontrados na hora de se colocar em prática uma ideia de negócio inovadora e algumas ferramentas para empreender em novos mercados.

Os cursos são feitos por meio de vídeo-aulas com uma linguagem informal. Os especialistas são escolhidos por serem apaixonados pelos temas e não apenas pelo seu perfil acadêmico, ou profissional. Livres de discussões filosóficas ou acadêmicas, a Descola é quase um guia prático de atuação de mercado. “A Descola não foi criada por um teórico, mas sim por jovens que sentem a necessidade de aprender mais rápido, melhor e de maneira diferente do que o mercado ensina”, afirma o publicitário Atair Trindade um dos sócios e fundadores da Descola. “Não criamos um curso sobre empreendedorismo, mas sobre como fazer a ideia que você teve no bar, sair do papel.”

A Descola nasceu no começo de 2011 com o objetivo de oferecer cursos muito procurados pelos jovens, mas que o mercado não oferecia. A proposta era fazer uma escola feita por jovens para o público jovem. Oferecia cursos como “gamification” e “open data” em aulas ministradas somente na cidade de São Paulo.

A partir deste ano, a Descola adotou a estratégia de atuar no mercado online para atingir um número maior de participantes – independentemente do local onde moram e do momento em que desejam fazer o curso. “O conceito da Descola sempre foi o de construir o conteúdo a partir das necessidades dos jovens, desconstruindo a ideia de que as instituições de ensino deveriam oferecer somente cursos padrão”, afirma o publicitário Caio Casseb, outro sócio fundador da Descola. “O nome Descola faz alusão a esta desconstrução e também ao fato de ser uma escola ‘descolada’ sem a formalidade de um curso acadêmico.”

A Descola tem outros dois diferenciais. Ao fazer a inscrição, o aluno ganha um report que conversa e complementa o conteúdo das vídeo-aulas. Outro grande diferencial é que todos os alunos ganham acesso a um grupo de discussão exclusivo de quem fez o curso. A ideia é estimular a troca de experiências sobre o tema que foi discutido. Pelo fato de ser uma ferramenta online o usuário pode assistir às aulas quando e onde ele achar mais conveniente. “A plataforma foi pensada para oferecer grande facilidade de acesso aos usuários que passam por poucos passos até começar a assistir aos cursos”, afirma André Tanesi, sócio da Descola. “Além disso, o conteúdo foi dividido em drops e o aluno decide o quanto vai assimilar em cada seção ao invés de fazer tudo de uma vez só.”

A Descola tem cinco sócios que comandam o negócio:

  • André Tanesi, 27 anos, publicitário, natural de São Paulo/SP
  • Atair Trindade, 28 anos, publicitário, natural de São Paulo/SP
  • Caio Casseb, 27 anos, publicitário, natural de Catanduva/SP
  • Daniel Pasqualucci, 28 anos, administrador, natural de São Paulo/SP
  • Gustavo Paiva, 28 anos, publicitário, natural de São Paulo/SP

Descola.org
Site: www.descola.org

Cursos oferecidos:

  • Do Bar ao Mercado – gratuito
  • Facebook para pequenos e interessantes negócios – Preço: R$ 125,00

Sobre a Descola
A Descola (www.descola.org) nasceu no começo de 2011 com o objetivo de oferecer cursos muito procurados pelos jovens, mas que o mercado não oferecia. Não tinha uma sede própria, nem metodologia pré-definida e sempre buscou pessoas apaixonadas pelos temas que falavam. Com a proposta de ser uma escola feita por jovens e para jovens, oferecia cursos como gamification e open data – inicialmente somente para o público da cidade de São Paulo. Para atingir um número maior de pessoas interessadas nos seus cursos, decidiu focar a sua atuação no mercado de educação online a partir de abril de 2013. Aposta numa linguagem informal, descontraída e na criação de comunidades de discussão como diferenciais do seu ensino.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×