Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 20 de maio de 2013

Negros são apenas 6,13% dos universitários concluintes

por

Do Uol Educação

Resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) mostra que, mesmo depois da política de cotas, apenas 6,13% dos estudantes que estão concluindo seus cursos se auto-declaram pretos ou pardos. Os números são ainda menores em carreiras como medicina, no qual o percentual é de 2,66%.

SP: universidades enfrentam críticas por modelo de cotas proposto

Cotas raciais promovem melhorias na qualidade de ensino no Brasil

Luiz Cláudio Costa, coordenador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionai (Inep), responsável pelo Enade, apontou que o negro ainda sofre com situações sociais provenientes da escravatura e precisa de maior amparo social. Para Jocélio Teles, professor da Universidade Federal da Bahia, o problema começa no ensino básico. Para ele, muitos jovens pretos ou pardos nem cogitam a carreira universitária como caminho.

O desempenho no exame, no entanto, é parecido. A diferença é de 1,7% nas notas entre negros e brancos. Para Jocélio, além de garantir a entrada do estudante negro na universidade, é importante investir em programas de permanência para diminuir essa diferença.

Leia matéria na íntegra



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×