Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de maio de 2013

Ao lado da USP, mães do Jd. São Remo sofrem com falta de creche

Muitas mães têm abandonado o trabalho para cuidar dos filhos.

Um pequeno portão e enormes muros separam a Universidade de São Paulo (USP), a maior instituição de ensino superior pública do Brasil, do Jardim São Remo.  O bairro, com cerca de 10 mil habitantes, tem sua população composta em grande parte por funcionários da USP. Mas desde o ano passado, com o fechamento do Centro de Educação Infantil Projeto Girassol, organização conveniada com a prefeitura, o abismo que divide a academia da comunidade da São Remo aumentou.

Maria*, 21, é moradora do local há quatro anos. Trabalhou como encarregada de limpeza na USP, mas teve que pedir demissão para cuidar da filha de um ano, que estava sem creche – recentemente conseguiu uma vaga numa escola longe de sua casa.  “É muito ruim isso. Muitas mães têm largado o serviço para cuidar dos filhos. A creche é uma necessidade urgente por aqui”, disse Maria.

Secretaria de Assuntos Estratégicos aponta acesso desigual à educação infantil
Crianças de idades diferentes frequentarão mesmas salas em creches de São Paulo

Um levantamento feito pelo Movimento Luta Popular, que já cobriu um quarto das casas do bairro, encontrou 80 crianças sem acesso à educação – a estimativa do grupo é que seriam mais de 300.

Para resolver a situação, os moradores fazem o que podem: deixam os filhos com parentes ou com “cuidadoras”, geralmente aposentadas ou desempregadas, que ficam com até 20 crianças em moradias “apertadas” e cobram um valor baixo. “É uma condição muito precária, não tem espaço, segurança, comida boa e menos ainda uma proposta educativa e pedagógica. Mas é assim que o povo se vira”, relatou Helena Silvestre, que vive na região e integra o Movimento Luta Popular.

Helena ressalta que a construção de uma creche é a principal demanda dos moradores da comunidade e figurou como pauta prioritária no orçamento participativo da região, que culminou no Plano Diretor Regional de 2007. O projeto nunca saiu do papel sob alegação de que falta terreno na região para construir a creche.

Alternativa

No entanto, desde o ano passado, a Associação dos Moradores do Bairro Jardim São Remo tem entrado em contato com a reitoria da USP para reivindicar um terreno desocupado dentro da comunidade que poderia receber a creche. O edifício, que pertence à universidade, já foi usado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

A Reitoria não ofereceu qualquer resposta aos apelos da comunidade, mas o Plano Diretor da Universidade para 2013 apresenta um projeto de expansão e cita essa área, além de campos de futebol e moradias populares, como passíveis de incorporação.

“Temos a esperança que a USP se sensibilize com a nossa questão. Que olhe e vele por sua excelência educacional e sua missão social”, disse Helena, que vê a situação como um retrato do Brasil. “O mais elementar para uma criança pobre não é acessível há poucos metros do maior centro de pesquisa, ensino e extensão do Brasil e da América do Sul.”

Procurada pelo Portal Aprendiz, a USP afirmou que desconhece a demanda da comunidade e que a área do terreno será usada para a construção de uma unidade de saúde pelo Hospital Universitário (HU) em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

*O nome foi trocado a pedido da fonte.

*Atualizado no dia 24/5 às 15h35.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×