publicado dia 28 de maio de 2013
Do Estadão
Após dificuldades em 2012 para ampliar o novo modelo de tempo integral nas escolas estaduais, o governo de São Paulo conseguiu que mais 101 unidades assumissem o programa para 2014. Com isso, a modalidade atingirá 50 mil alunos em 170 unidades. A meta inicial era alcançar 300 escolas até o final da gestão, em 2014, mas isso só deve ocorrer em 2015.
Desde o ano passado o programa vem enfrentando dificuldades em sua implementação. Baseado na experiência do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) em Pernambuco, o projeto depende de um novo modelo de gestão, reformas e melhorias nas escolas, além do regime de dedicação exclusiva e desenvolvimento de “projetos de vida” pelos estudantes.
Escolas de tempo integral do estado de São Paulo terão novo currículo
“Queremos um Ensino Médio integral e em tempo integral”
A implementação depende da adesão de estudantes, professores e pais. De acordo com o modelo, a jornada escolar passa a ter oito horas e meia no ensino fundamental e nove horas e meia no médio. Os alunos passam a contar com matérias eletivas, além do currículo tradicional, enquanto os professores passam a ter dedicação exclusiva à escola e bonificação de 75% sobre o salário.
Valéria de Souza, da Secretaria Estadual da Educação, responsável pela implementação do modelo, explica que a seleção das escolas requer uma análise criteriosa. “A escola tem de ter espaço adequado e também unidades próximas que possam receber alunos que não quiserem ficar no integral. Mas o importante é não impor”, ressaltou.