Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de maio de 2013

Rede pública de SP terá 50 mil estudantes em tempo integral

Do Estadão

Após dificuldades em 2012 para ampliar o novo modelo de tempo integral nas escolas estaduais, o governo de São Paulo conseguiu que mais 101 unidades assumissem o programa para 2014. Com isso, a modalidade atingirá 50 mil alunos em 170 unidades. A meta inicial era alcançar 300 escolas até o final da gestão, em 2014, mas isso só deve ocorrer em 2015.

Desde o ano passado o programa vem enfrentando dificuldades em sua implementação. Baseado na experiência do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) em Pernambuco, o projeto depende de um novo modelo de gestão, reformas e melhorias nas escolas, além do regime de dedicação exclusiva e desenvolvimento de “projetos de vida” pelos estudantes.

Escolas de tempo integral do estado de São Paulo terão novo currículo
“Queremos um Ensino Médio integral e em tempo integral”

A implementação depende da adesão de estudantes, professores e pais. De acordo com o modelo, a jornada escolar passa a ter oito horas e meia no ensino fundamental e nove horas e meia no médio. Os alunos passam a contar com matérias eletivas, além do currículo tradicional, enquanto os professores passam a ter dedicação exclusiva à escola e bonificação de 75% sobre o salário.

Valéria de Souza, da Secretaria Estadual da Educação, responsável pela implementação do modelo, explica que a seleção das escolas requer uma análise criteriosa. “A escola tem de ter espaço adequado e também unidades próximas que possam receber alunos que não quiserem ficar no integral. Mas o importante é não impor”, ressaltou.

Leia a matéria na íntegra

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×