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publicado dia 10 de junho de 2013

Canteiro de obras do metrô de SP vira sala de aula

Projeto da sociedade civil promove a aprendizagem no trabalho.

Enfrentar a jornada e ainda encarar aulas depois do trabalho faz parte da realidade de muitas pessoas nas grandes metrópoles. Normalmente o périplo inclui o deslocamento até a escola, com horas gastas no trânsito, coletivos e vias lotadas. Mas, e se o próprio local de trabalho oferecesse também condições para o estudo, com professores e sala de aula? Foi essa a proposta de uma construtora num canteiro de obras na expansão da Linha 5 – Lilás do metrô, na zona sul de São Paulo.

Iniciado em 2007, o projeto “Construindo o Saber”, do Grupo Galvão, desenvolve aulas de alfabetização, antes ou depois do expediente, para os trabalhadores da construção civil interessados em aperfeiçoar ou aprender a escrita, a leitura e matemática.

Com aulas de uma hora e meia diárias, cinco dias por semana, durante oito meses para cada módulo (ciclo I e ciclo II e o ensino médio), a frequência, somada à prova de avaliação, confere o direito a certificado de conclusão validado pelo Ministério da Educação (MEC), além de possibilitar a continuidade dos estudos em outras obras da mesma empresa ou em cursos fora. Até agora, 245 funcionários já foram formados, em 20 turmas diferentes.

Com classes de aproximadamente 20 pessoas, o foco das aulas é aproximar os conteúdos da realidade vivida pelos estudantes. Baseados na metodologia de Paulo Freire, o ensino é voltado para a interação e uso prático no dia a dia. De acordo com a gerente de recursos humanos da empresa, Gisela Pestana, “o retorno tem sido excelente, tanto nos depoimentos quanto na motivação dos que participam, avançando nos próximos módulos e mesmo incentivando mais colegas a estudarem”.

Padrinhos
Para mobilizar os estudantes, uma das medidas adotadas pela empresa foi aproximar os demais colaboradores do processo de aprendizagem. Dessa forma, alguns funcionários são convidados a, voluntariamente, contribuir com os colegas que precisarem, tirando dúvidas e acompanhando a realização de exercícios feitos fora da sala de aula.

Chamados entre si de “padrinhos” ou “madrinhas”, eles são um estímulo a mais diante das dificuldades enfrentadas durante os estudos. É o caso, por exemplo, da colaboradora Iasmin Pisciottano Leitão, “madrinha” nos estudos do motorista da obra, Osmar Lucena Soares. “É importante motivar a iniciativa dos colegas, incentivando a continuidade e valorizando a dedicação de cada um”, aponta ela.

Leitura e aprendizado

Osmar tem 30 anos e estudou apenas o primeiro ano do ensino fundamental. Vindo de Guarabira, cidade situada na região do agreste da Paraíba, ele lembra que desde cedo precisou contribuir com o trabalho em casa, ajudando a família na roça.  “Aprendi alguma coisa copiando as letras e pedindo ajuda das minhas tias, dentro de casa, mas tinha muita dificuldade tanto na escrita quanto na leitura. Eu queria melhorar isso.”

Em São Paulo desde 2000, o motorista da obra do metrô afirma que sempre quis estudar, mas não teve oportunidade e também não sabia por onde começar. “Na empresa fiz uma prova para mostrar o que eu já sabia e com o curso já fiz até a 4ª série. Quero continuar estudando até a faculdade”, planeja.

Com as aulas, reconhece que obteve avanços na leitura, escrita e matemática. Segundo ele, os novos aprendizados têm impactado no dia a dia do trabalho. “Fica mais fácil acompanhar as instruções na obra ou até mesmo uma placa de sinalização”, afirma.

Adquirir fluência para ler trouxe outras possibilidades de convivências e descobertas. Pai de um garoto de oito anos de idade, Osmar conta que nos momentos de lazer o que mais gosta é “pegar um gibi, um livro, poder ler” e brincar com o filho. “Ao mesmo tempo em que ensino, também aprendo. A gente lê junto, e isso é um incentivo a mais para mim.”

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