Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 1 de julho de 2013

Artista vira boi no metrô para questionar superlotação do transporte público

por

Quem nunca fez baldeação na estação da Sé às 18h da tarde talvez não entenda, mas a intervenção de Bruno Garibaldi, artista paulistano de 26 anos, coloca os cornos pra coçar de quem já está cansado dessa vida de gado.

O vídeo “Tem Boi na Linha”, revela as experiências de Bruno no Metrô de São Paulo. Vestido com uma cabeça de boi, durante o período de luta salarial dos metroviários em 2011,  ele arrancou suspiros, exclamações, apoio, risadas e olhares curiosos dos usuários do transporte público.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=GNwtb5ZAFXo[/youtube]

O lançamento do vídeo na internet não poderia vir em momento mais propício: enquanto milhões de brasileiros saem do aperto do transporte público e dos engarrafamentos para debater, de pé e nas ruas, a cidade e os meios de locomoção que querem.

Conversamos brevemente com Bruno para saber como foi esse “assalto” no cotidiano dos usuários do Metrô. Confira:

Portal Aprendiz: Como surgiu a ideia do projeto?

Bruno Garibaldi: Minha ideia era catalogar e registrar as histórias que se passam no metrô e criar uma imagem para uma história que eu captei. Desde pesquisa em achados e perdidos, histórias de personagens, ouvir conversas. Queria uma imagem que correspondesse a sensação das pessoas. Aí eu reparei que sempre se ouve no metrô falando “nossa, parece que a gente é boi” e usei isso como ponto de partida.

Aprendiz: E o lançamento, por que agora?

Garibaldi: Lancei agora por conta do contexto, estava esperando acabar a pesquisa, mas com as manifestações isso estava pedindo para sair da caixa e causar uma reflexão na galera. E é bom, porque a pauta ganhou muito mais visibilidade e força. Saiu de um plano utópico e ficou algo mais palpável. As pessoas indo para as ruas conseguiram transformar a tarifa e suas cabeças. Agora são gados manifestantes.

Aprendiz: E como foi a vida de gado?

Garibaldi: Foi impactante a possibilidade de criar um evento, um incidente no cotidiano das pessoas. Ele pode ser visto como uma brincadeira, algo cômico, mas é muito forte, quebra a relação das pessoas com o espaço do metrô. Depois que elas viram um boi no dia a dia, com certeza chegaram em casa e comentaram com a família, refletiram. O boi é uma metáfora das pessoas que estão ali e faz parte do povo que está ali. Me interessa criar uma identidade para a condição das pessoas.

Aprendiz: O metrô de São Paulo geralmente não permite que se façam imagens dentro das estações e vagões. Como você se virou com isso?

Garibaldi: Eu até pensei em pedir autorização, mas vi que seria complicado e limitado. Resolvi tomar de assalto e acho que foi muito mais coerente com o trabalho. Já que estava tomando de assalto o cotidiano porque não fazê-lo com a instituição? Alguns funcionários falavam que não podia, outros faziam vista grossa e davam risada. Os policiais ficaram perplexos com a situação e não sabiam como reagir. Tiraram o chapéu, coçaram a cabeça.


Crédito das imagens: Victor Ribeiro (vídeo) e Gustavo Morita (foto)

Confira as matérias do especial “A Rua Ensina”:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×