Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

Do Jornal do Commércio/PE.

Cerca de 80% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública de Pernambuco tem dificuldades de leitura e interpretação de texto, segundo dados da 2ª Avaliação Brasileira Final do Ciclo de Alfabetização (Prova ABC), que é feita pelo Movimento Todos pela Educação.

Apesar de dados oficiais dizerem o contrário, a pesquisa mostra também que em matemática apenas 19,2% dos alunos conseguem solucionar problemas simples, como, por exemplo, o troco de uma conta, colocando o estado dez pontos abaixo da média nacional, de 29,2%.

A terceira série do ensino fundamental é considerada, de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização, como o limite para a alfabetização. O levantamento, que é nacional, têm seus piores índices nas regiões Norte e Nordeste.

“Os Estados ainda estão fazendo o dever de casa, pois as médias estão longe de 100%. Em São Paulo, por exemplo, que apresentou o melhor desempenho em leitura, apenas 60% dos alunos estão com bom desempenho na área”, disse Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos pela Educação. “Se não tiver qualidade na educação infantil é mais difícil corrigir a defasagem nos anos posteriores”, concluiu.

Leia matéria na íntegra aqui.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×