Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 31 de julho de 2013

SP: seminário pensa educação e desenvolvimento local

por

Um grupo de entidades da sociedade civil, diretorias de escolas e movimentos da zona leste da cidade de São Paulo têm se organizado para levar debates e transformações para suas comunidades. É neste contexto que surge o seminário “Educação como desenvolvimento local”, que acontecerá no dia 30/8 e deve pensar ações e articulações que caminhem em direção a uma comunidade educadora, mobilizando pessoas e organizações.

“Nesta ideia de educação como desenvolvimento local, indivíduos e grupos se beneficiarão do desenvolvimento de suas comunidades no diálogo em torno da integração e aperfeiçoamento de políticas que garantam seus direitos fundamentais. Assim, poderão aumentar a confiança em si mesmos, engajando-se em ações pensadas e influindo em grandes decisões relativas ao que é de interesse comum”, informa o site do projeto.

“É um seminário que pensa sobre os temas e tem ações permanentes para influir em políticas públicas que possam melhorar a nossa realidade. Ao pensar em educação como desenvolvimento local, estamos pensando em uma comunidade educadora”, disse Maria Cláudia Fernandes, diretora da EMEF Armando Cridey Righetti, em São Miguel Paulista, e responsável por organizar a metodologia do grupo de trabalho de gestão escolar, que pretende implantar uma gestão colaborativa entre as escolas.

Ao todo são 13 eixos, cada um com seu grupo de trabalho específico e participação e organização aberta. Transporte, comunicação, elaboração de políticas públicas, escolaridade, economia local, segurança pública, saúde, pesquisa sobre a realidade local, pessoas com deficiência, equilíbrio ambiental, convivência escolar e educação como desenvolvimento local serão os norteadores do seminário, que enxerga o território e a educação em uma dimensão integrada.

Comunicação e comunidade

“A comunicação transpassa todos os temas e quando falamos em seminários estamos falando em formas de se comunicar. Pensar em comunicação como condição do habitat humano”, conta Andrelissa Ruiz, da Fundação Tide Setubal, uma das organizadoras do evento. Responsável pelo grupo de trabalho de comunicação, ela estende o convite a todos que queiram pensar a comunicação “de uma forma mais ampla e não apenas o que vem da grande imprensa”.

“A ideia é despertar a questão da consciência coletiva, de você pensar a comunicação não de um emissor falando com um receptor mas um grupo de pessoas, uma comunidade, todos juntos fazendo para todos. É um instrumento educativo, de mobilização. Todo mundo pode fazer sua comunicação e ela pode potencializar o desenvolvimento local”, afirma Andrelissa.

E é nesse espírito que acontecerá o seminário, aberto para entidades, ideias e pessoas interessadas em influir na realidade de um local. Estudantes, professores, ONGs, cidadãos, órgãos do poder público: todos estão convidados. Até quem não puder ir, vai poder contribuir. Para se cadastrar e ter acesso a programação completa, clique aqui.

Serviço:

O quê? Seminário Educação como Desenvolvimento Local
Quando? 30 de agosto de 2013, sexta-feira, das 13h às 18h.
Onde? USP Leste: Av. Arlindo Béttio, 1000 – Ermelino Matarazzo
Quanto? Grátis.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×