Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 5 de agosto de 2013

Estudantes mapeiam suas cidades e elaboram atlas digital de rios

por

Crianças fazem campanha pela proteção ao rio Potengi (RN).

O ano de 2013 foi declarado o Ano Internacional de Cooperação pela Água pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que tem como objetivo chamar a atenção para a preservação dos recursos hídricos no mundo. Tomando isso como ponto de partida, o Portal Educacional convidou 524 turmas da educação infantil ao ensino médio, de 95 escolas de todas as regiões do Brasil para realizar uma pesquisa conjunta sobre os rios do país.

Leia mais
Professor comunitário amplia relação da escola com a cidade
Sem escola, comunidade ribeirinha no PA sofre expropriação territorial

Cada turma deveria escolher um igarapé, curso d’água, riacho ou córrego que ficasse perto da sua escola para pensar sobre o passado, futuro e presente dos recursos hídricos de sua região. Em São Paulo (SP), crianças do Colégio Padre Moye projetaram um rio Tietê limpo daqui a 40 anos para que todos possam brincar. Já em Manaus (AM), estudantes do 3º ano do Colégio Martha Falcão realizaram uma campanha pela preservação do Igarapé do Mindu.

A iniciativa, batizada de “Nossa cidade, nossos rios” começou em março desse ano e pedia que os estudantes fizessem um levantamento histórico do curso d’água, fazendo entrevista com antigos moradores e produzindo textos e imagens. Na sequência, fizeram excursões até os rios e depois projetaram o que querem para o futuro, com maquetes, entrevistas, campanhas e reportagens.

Como resultado, surgiu um atlas digital com informações sobre 96 igarapés, córregos e rios de 40 cidades do Brasil. Todo o conteúdo foi criado por estudantes e pode ser acessado no Portal Educacional.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×