Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 16 de agosto de 2013

Cidades Sustentáveis reúne dados de 242 municípios

por

Reunir dados relevantes sobre saúde, educação, cultura, mobilidade e meio ambiente de diversos municípios brasileiros – esse é o objetivo do Programa Cidades Sustentáveis, site que disponibiliza indicadores ligados a essas áreas. Ao todo, 242 prefeituras participam do programa.

Iniciativa da Rede Nossa São Paulo e do Instituto Ethos, o plano de lançar o Cidades Sustentáveis começou durante a campanha eleitoral de 2012. Mais de 650 candidatos a prefeito assinaram carta de compromisso que assegurava a participação do município no programa, caso fossem eleitos – 200 deles ganharam as eleições e outros 42 prefeitos eleitos decidiram aderir ao programa.

Indicadores

Os indicadores mostram a situação da cidade em vários aspectos. Há, por exemplo, um que traz a proporção de leitos hospitalares disponíveis por mil habitantes – necessitam estar dentro dos padrões recomendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O levantamento de saneamento básico mede o número de domicílios atendido pela coleta de esgoto e quantos recebem tratamento. Na cultura, há indicadores sobre acervo de livros por habitante nas bibliotecas da cidade. Há metas a serem cumpridas; nesse caso, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) estabelece um mínimo de dois livros por pessoa.

Alguns índices ainda apresentam lacunas no site, pois nem todos os municípios tinham os dados disponíveis. Segundo o coordenador executivo do programa Cidades Sustentáveis, Maurício Broinizi, muitas cidades têm dificuldade de construir alguns indicadores pois isso é uma prática nova no Brasil. “Os municípios não tinham essa política de levantar os indicadores, usá-los no planejamento público. Precisam de técnicos e integrar sistemas de informações”.

Boas Práticas

O site ainda conta com uma seção chamada Boas Práticas, que disponibiliza casos exemplares (nacionais e internacionais) para a melhora integrada dos indicadores das cidades. O objetivo dessa seção é inspirar as ações dos gestores públicos na construção de cidades mais justas e democráticas.

Clique aqui para acessar o Programa Cidades Sustentáveis.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×