Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 21 de agosto de 2013

Articulação entre setores é tema no 2° Congresso Todos pela Educação

Diante da urgência em garantir educação de qualidade a todos os brasileiros, o “Congresso Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional” vai reunir em Brasília, nos dias 10 e 11 de setembro, lideranças, especialistas nacionais e internacionais e representantes de instituições ligadas à educação para discutir como a articulação entre áreas, setores, entes federados e poderes pode contribuir para superar este enorme desafio do país.

Saiba como foi a primeira edição do Congresso, ocorrida em 2011

Organizado pelo movimento Todos Pela Educação, em parceria com o Conselho Nacional de Educação (CNE), a Education Above All Foundation, Educate a Child, do Qatar, e o Instituto Natura, o evento conta com o apoio da Associação Cidade Escola Aprendiz, o Educar para Crescer e o Inspirare/Porvir.

[stextbox id=”custom” caption=”Serviço” float=”true” align=”right” width=”250″]O quê? Congresso Educação: Agenda de Todos, Prioridade Nacional
Quando? 10 e 11 de setembro
Onde? Brasília, na sede do Conselho Nacional de Educação[/stextbox]

Dividido em quatro sessões, a programação inclui debates sobre o papel da sociedade civil nas melhorias da educação, o Sistema Nacional de Educação e a articulação dos entes da Federação, além da cooperação entre os poderes na garantia de uma educação com qualidade e equidade.

O Congresso ”Educação: agenda de todos, prioridade nacional” é gratuito e todas as sessões são abertas ao público. Por conta do número limitado de vagas, a inscrição é obrigatória.

Veja abaixo os detalhes da programação:

Sessão 1 – Desenvolvimento social e econômico e o impacto na Educação

Reflexão sobre as oportunidades e desafios de desenvolvimento no Brasil para os próximos anos e, neste contexto, o papel da Educação para que o processo ocorra de modo sustentável. Entre os debatedores, está Anthony Hall, Fernando Luiz Abrucio, Haroldo da Gama Torres, Mário Volpi, Paula Louzano, Ricardo Paes de Barros, Ricardo Sennes, Sérgio Besserman Vianna e Viviane Mosé.

A segunda sessão vai reunir profissionais e especialistas para debaterem a maneira com que cada setor está contribuindo para elevar a qualidade da Educação. As responsabilidades de cada um, tendo em vista uma sociedade mais justa, também será pauta da discussão. Entre os debatedores está Beatriz Johannpeter, Lucien André Munõz, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, Tatiana Filgueiras e Thiago Mello Peixoto da Silveira.

Sessão 3 – O sistema educacional brasileiro

Nessa sessão se debaterá o modo como cada nível da federação está garantindo o direito de aprender de todas e de cada uma das crianças do Brasil em cada uma das etapas de ensino – da Educação Infantil ao Ensino Médio. Estarão presentes: Anna Helena Altenfelder, Binho Marques, Cesar Callegari, Eduardo Deschamps, Emiliana Vegas, Mozart Neves Ramos, Regina Lúcia Poppa Scarpa, Ricardo Henriques, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira.

Sessão 4 – Cooperação entre os três poderes pela Educação

A sessão analisará o modo de garantir a articulação e o alinhamento efetivo dos três poderes não apenas no nível federal, mas também nos níveis estaduais e municipais para que a agenda educacional seja efetivada com qualidade e equidade para todas as crianças e jovens do país. Os participantes são: Alessio Costa Lima, Artur Costa Neto, Cyro Miranda Gifford Júnior, Gabriel Chalita, José Fernandes de Lima, Maria Nilene Badeca da Costa, Marisa Joaquina Monteiro Serrano, Márlon Jacinto Reis, Maurício Fernandes Pereira, Richard Pae Kim.

O Portal Aprendiz é um dos parceiros de mídia do 2° Congresso Todos Pela Educação e fará cobertura ao vivo.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×