Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 24 de setembro de 2013

Site colaborativo mapeia experiências de educação alternativa no mundo

por

Após lançar o documentário “A Educação Proibida”, que aborda mais de 100 experiências de educação alternativa na América hispânica, a Rede de Educação Viva (Reevo), lançou um mapa colaborativo online para colocar em contato experiências educativas ao redor do mundo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=n9KeDTMEYSE[/youtube]

A iniciativa é um passo na criação de uma plataforma online, nos moldes de uma rede social, para “conhecer experiências, suas formas de pensar, histórias, características e desafios”, diz o site. Toda a informação coletada poderá ser consultada livremente e fará parte de um Centro de Conteúdos Livres (CCL) do projeto.

Qualquer um pode colaborar, basta acessar o site, que já concentra iniciativas nos cinco continentes. São consideradas experiências alternativas todas aquelas que fujam do modelo tradicional hegemônico, como educação progressista, ativa, livre, libertária, democrática, holística, popular, aberta, em casa, entre pares, ecológica, personalizada, cooperativa, autoaprendizagem, etnoeducação, educação sem escola, ou seja “todos aqueles projetos e instituições educativas que abordam, de uma forma ou de outra, o aprendizado pleno e o desenvolvimento dos seres humanos em comunidade respeitando sua vida, cultura e entorno.”

É possível filtrar o mapa por tipo de experiência, gestão, enfoque e métodos participativos. Confira o site (em espanhol) e ajude a construir essa rede.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×