Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 3 de outubro de 2013

Prefeitura fecha convênio com MST e SP terá merenda orgânica

por

Da página do MST

As crianças da rede municipal da cidade de São Paulo ganharão um importante reforço escolar: uma alimentação sem agrotóxicos e produzida cooperativamente. A Prefeitura de São Paulo assina hoje, 3/10, um convênio com assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Leia mais
Escolas estaduais de SP mapearão hábitos alimentares de alunos
Merenda escolar causa morte de 22 crianças e gera protestos na Índia

Serão compradas 930 toneladas de arroz orgânico provenientes da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), no valor de R$ 2,4 milhões e beneficiando mais de 1400 famílias na região. Um convênio para a compra de outros alimentos, como feijão, pode se concretizar em breve.

Nelson Krupinski, da coordenação da Cootap, ressaltou que as parcerias dão segurança e estabilidade para os assentados e fortalecem a agricultura familiar, além de mostrar que é possível uma produção sem agrotóxicos.

“Isso mostra que o orgânico não é caro, que não é necessário recorrer ao modelo defendido pelo agronegócio, com muitos agrotóxicos. O Estado tem a responsabilidade de oferecer alimentos saudáveis à população, ainda mais se tratando de crianças”, afirmou Krupinski.

Ao todo serão 260 mil alunos da Educação Infantil da Rede Municipal beneficiados, com planos de expansão. Para Erika Fisher, do Departamento de Alimentação Escolar da Prefeitura, a missão agora é levar o debate sobre cadeia produtivas, para além de uma comida saudável, para dentro da escola. “O que significa consumir da agricultura familiar, quais são os impactos sócio-econômicos nessas famílias, e o que é ter uma alimentação saudável?”, projeta Fisher.

Leia matéria na íntegra.



As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Portal Aprendiz agora é Educação & Território.

×